Skip to main content

A riqueza da obra literária de Jorge Amado, a proximidade de personagens com a alma do povo brasileiro, notadamente o baiano, e as idéias libertárias e o olhar sempre crítico do escritor em relação ao quadro político e social foram destacados nas homenagens a ele prestadas em sessão solene do Congresso realizada para celebrar o centenário de seu nascimento, nesta segunda-feira (6/7).

– Jorge Amado é a mais forte presença de escritor na vida brasileira, não só por sua obra literária inigualável, mas por sua capacidade de agir para construir o bem – destacou o presidente do Senado, José Sarney, que presidiu a sessão, realizada no Plenário da Casa.

Participaram, além de senadores e deputados, o governador a Bahia, Jaques Wagner, e integrantes de sua equipe, assim como representante da área da cultura do governo federal. Da família do escritor baiano, falecido há onze anos, estavam o filho João Jorge Amado e o neto Bruno Amado.

A iniciativa da homenagem partiu do presidente do Senado, José Sarney, e da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Também assinaram o pedido de homenagem os outros dois senadores baianos, Walter Pinheiro (PT) e João Durval (PDT).

Mais informações a seguir

Agência Senado

Leave a Reply