Skip to main content

Presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff recebe na próxima segunda-feira (28/1), em Brasília, gestores municipais de todo o País que irão participar do Encontro Nacional com novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. Na abertura do evento, a Presidente da República deverá anunciar a ampliação de programas do governo. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) estará presente à abertura do encontro com os gestores municipais.

 

Segundo a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a presidenta não quer um evento de prestação de contas e palestras, mas de parcerias entre União e municípios. A ministra explicou que, durante o encontro, haverá 26 estandes de Ministérios e órgãos federais à disposição dos gestores municipais. A ideia, segundo ela, é que cada prefeito possa obter um diagnóstico dos programas federais e oportunidades de parcerias em sua cidade. Além do corpo técnico dos Ministérios, os ministros também farão atendimento personalizado durante o encontro.

 

Cada Ministério apresentará programas prioritários de acordo com a demanda dos prefeitos. Na área de educação, uma das mais requisitadas, as prioridades são informações para a ampliação do número de creches, quadras poliesportivas e programa de treinamento técnico e de educação no campo.

 

Ainda de acordo com a ministra Ideli, a programação do encontro será dedicada aos prefeitos, mas todos os parlamentares também foram convidados. Segundo ela, há várias matérias de interesse dos municípios tramitando no Congresso, como a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mudanças no indexador do endividamento e o Plano Nacional da Educação.

 

Na abertura do encontro, além de fazer alguns anúncios, a presidente Dilma Rousseff defenderá, mais uma vez, a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. Dilma diz que a educação é o bem mais importante que o País pode ter, e o principal para levá-lo a um patamar superior de desenvolvimento.

 

Ainda na segunda-feira (28), primeiro dia do encontro, serão destacadas políticas para mulheres, o Plano Brasil Maior e o desenvolvimento local. No segundo dia (29), o programa Brasil Sem Miséria, a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ações dos ministérios da Educação e da Saúde. No último dia (30), serão aprofundados os programas de prevenção a desastres naturais e de desenvolvimento rural sustentável.

 

Com informações da Agência Brasil e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR)

Serviço

II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas

Municípios Fortes, Brasil Sustentável

De 28 a 30 de janeiro de 2013

Horário: das 8h30 às 19 horas

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF

Leave a Reply