Skip to main content

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (8) a inclusão do nome de Miguel Arraes no livro dos Heróis da Pátria.

A proposta, de autoria do líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE) e relatoria da senadora Lídice da Mata (BA), e subscrita pela bancada socialista, segue agora para sanção presidencial.

Um dos maiores líderes da esquerda brasileira, Miguel Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos. Presidiu o PSB entre 1993 e 2005.

Nascido em Araripe (CE), filho de um pequeno comerciante e produtor agrícola e de uma dona de casa, Arraes teve a vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhora das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia brasileira.

“Miguel Arraes é um dos políticos e personalidades que mais deixam saudade, pelo exemplo de vida, pela sua luta por justiça social e pelo seu ideário nacionalista e popular, que representa, sobretudo, o combate às desigualdades que punem os brasileiros. Sua vida inteira foi um tributo ao povo”, destaca Tadeu Alencar.

Para o líder do PSB na Câmara, a postura de resistência à ditadura e de enfrentamento às forças conservadoras “que secularmente querem manter os seus privilégios e os das elites dominantes” fizeram de Arraes o principal líder popular da história recente.

“Merece, portanto, com justa razão, figurar nessa relevante galeria dos heróis nacionais”, completa o socialista.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e guarda a memória de personagens importantes da história do país.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara

Leave a Reply