Skip to main content

Ao centro, a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria, comemora com demais representantes da categoria a promulgação da Emenda Constitucional 72/13, que estabelece igualdade de direitos trabalhistas entre domésticos e deO Congresso Nacional promulgou na noite desta terça-feira (2/4) a Emenda Constitucional 72/2013, que garante mais direitos aos empregados domésticos. A emenda é resultante da PEC das Domésticas (PEC 66/2012), aprovada pelo Senado na última semana. Alguns dos direitos, como a jornada de trabalho definida e as horas extras, passam a valer com a publicação da emenda. Outros, como o FGTS e o seguro-desemprego, precisam de regulamentação.

A promulgação foi feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, depois da leitura da emenda pela senadora Angela Portela, 2ª secretária da Mesa.

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), autor da PEC, e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da matéria na Câmara, assim como a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora no Senado, integraram a mesa que presidiu a sessão.

Além dos parlamentares, participaram da cerimônia as ministras da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; da Secretaria de Igualdade Racial, Luiza Bairros; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Também participam da sessão a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira (na foto comemorando a promulgação da emenda), e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes, que já trabalhou como doméstica.

Agência Senado

Leia também:

Comissão mista tratará com urgência da regulamentação do trabalho doméstico

Relatora da PEC das Domésticas prevê mudança cultural na relação entre empregado e patrão

Leave a Reply