Skip to main content

O Partido Socialista Brasileiro e a Fundação João Mangabeira (FJM), braço de formação do partido, lançaram, uma publicação que traz contribuições às candidatas e aos candidatos socialistas nas eleições municipais. O documento estará disponível nos sites e pelas redes sociais do PSB e da FJM.

Com base nas reflexões do processo de Autorreforma do PSB, o livro intitulado “Cidades Criativas – A Autorreforma do PSB nas Eleições Municipais de 2020” oferece ainda conceitos para uma nova fundamentação do socialismo brasileiro.

Com 125 páginas, o documento é organizado em três temas centrais para as políticas públicas das cidades: Cidades Criativas e Sustentáveis, Revolução Criativa na Educação e Transparência, e Gestão Compartilhada numa Cidade Criativa.

“O PSB tem avançado, a cada eleição, com números sempre crescentes de eleitos, certo de que consolidar sua posição nos municípios é muito importante para o fortalecimento nacional do partido”, afirma na apresentação o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

As eleições municipais coincidem com o processo de autocrítica dos socialistas, que será concluído em 2021 com o Congresso Nacional do partido.

Para Siqueira, com a possibilidade de “repensar alguns conceitos e a estrutura socialista, todos crescemos”. “Estamos renovando compromissos, validando novas propostas e reforçando conceitos que sempre sustentaram as nossas lutas como, por exemplo, o combate às desigualdades”, afirma Siqueira.

O documento reúne um conjunto de ideias, conceitos e diretrizes colocados à disposição das equipes locais das campanhas do PSB como contribuição à elaboração de programas de governo e propostas para os legislativos.

Para o presidente da FJM, o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, o livro demonstra como a “Autorreforma do PSB pode ser útil na formação político-ideológica do debate eleitoral e na construção de proposições para planos de governo municipal”.

Ele destaca a atuação da Fundação para o “aprimoramento dos saberes disseminados no campo socialista”, como a publicação com as 40 práticas exemplares de administrações socialistas, e o curso de Formação em Políticas Públicas e Bases para as Eleições Rumo à Vitória, que reuniu quase 2 mil inscritos, com especialistas e prefeitos do país todo, além de debates, oficinas e cursos internos.

Com informações PSB Nacional

Leave a Reply