Notícias

Revista Marie Claire apresenta reportagem sobre tráfico de pessoas

Publicada em 26/07/2014

O tráfico de pessoas é tema de reportagem especial publicada na edição de novembro da Revista Marie Claire, também disponível no portal da publicação. A matéria, assinada pela jornalista Mariana Sanches, mostra como, anualmente, centenas de brasileiros são levados para fora do País por “máfias que os exploram na prostituição e no trabalho escravo”. A reportagem lembra que o assunto mobiliza a Polícia Federal, o Senado e o Itamaraty e inspira a nova novela de Glória Perez, na Rede Globo, que teve início no último dia 22 de outubro.

A revista cita o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado, cuja relatoria é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). “Nos últimos 20 anos, a Polícia Federal abriu apenas 867 inquéritos para investigar tráfico de pessoas. É uma subnotificação total. Sabemos que centenas de brasileiros são levados para fora todos os anos e se tornam vítimas desse crime, especialmente para Portugal, Espanha, Itália e Alemanha”, afirma a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI do Tráfico Humano.

Lídice da Mata irá apresentar, neste mês de novembro, em seu relatório na CPI, a proposta de um projeto de lei que pretende melhorar a legislação brasileira na repressão contra o tráfico humano. “Hoje, o Código Penal pune o tráfico de mulheres para exploração sexual, mas não fala sobre aquelas pessoas traficadas para o trabalho servil, queremos corrigir isso”, diz a senadora na reportagem.

Ainda na matéria, a revista cita que a proposta da senadora, “que ainda pode sofrer alterações da Comissão Parlamentar, trata esse tipo de tráfico como ‘crime contra a dignidade humana’ e enuncia ser crime ‘agenciar, aliciar, recrutar transportar, transferir, alojar ou acolher pessoa, por meio de ameaça, coação ou qualquer outra forma de violência, sequestro, cárcere privado, fraude, engano, abuso de poder, financiamento, corrupção, ou qualquer outro meio análogo, para fins de exploração de alguém, independentemente de seu consentimento’. Além disso, prevê que as punições para traficantes de pessoas sejam tão severas quanto às aplicadas aos traficantes de drogas e armas”.

A revista também está divulgando uma campanha para que o tráfico de pessoas seja transformado em crime. Participe!

Confira a íntegra da reportagem no Portal da Revista Marie Claire e compartilhe!

 

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

(61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
CEP 70160-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3036-4063 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais