Skip to main content

Minutos após a cassação de Demóstenes Torres, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) subiu à tribuna do Senado para alertar os colegas para a necessidade de modificações na legislação eleitoral, com a finalidade de evitar novos casos de envolvimento de agentes públicos com esquemas ilícitos.

“Enquanto o Congresso Nacional não assumir, com muita coragem, a necessidade de uma profunda reforma política, nós vamos conviver com ciclos permanentes de novos escândalos sobre a relação entre o poder público e os interesses empresariais neste País”, previu Lídice, nesta quarta-feira (11/7).

“Fazer uma reforma política e, no mínimo, garantir o financiamento público de campanha, cada dia mais se torna um dever do Parlamento brasileiro”, defendeu a líder do PSB no Senado, que parabenizou o colega de partido Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) pela competente condução à frente da Comissão de Ética da Casa.

“Nosso partido registra com felicidade o desempenho de Valadares na presidência da Comissão de Ética, que permitiu que o Senado chegasse até este momento com lisura e imparcialidade. A sociedade hoje comprovou que o Senado não é um clube de amigos, mas uma casa de defesa dos interesses nacionais”.

O relatório de autoria dos senadores Pedro Taques (PDT-PI) e Humberto Costa (PT-PE) foi aprovado pelo plenário por 56 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções. Demóstenes foi cassado por sua ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, exposta a partir de investigações feitas por duas operações da Polícia Federal. Os grampos telefônicos autorizados pela justiça mostraram ainda que a rede de relações do contraventor incluía políticos de vários estados e esferas diferentes, o que gerou a criação da CPMI do Cachoeira, da qual a senadora Lídice da Mata é membro titular.

Brasil Protege – Lídice aproveitou a ocasião para lembrar a abertura, nesta quarta-feira, da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento que debate a implementação da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

A primeira senadora baiana enalteceu a preocupação do governo federal com a situação e o futuro de suas crianças e jovens, sobretudo a violência doméstica, que leva crianças e adolescentes a abandonarem seus lares. Lembrou que, além do Brasil Carinhoso, com propostas para a melhoria da renda de famílias mais pobres, chefiadas por mulheres e com crianças pequenas, a presidente Dilma Rousseff está lançando o programa Brasil Protege, com ações para 500 municípios considerados prioritários, com base no critério de maior vulnerabilidade social.

“São municípios que concentram cerca de 50% do total de crianças e adolescentes brasileiros e onde estão cerca de 70% das ocorrências de violência contra essa população. O Brasil Protege irá prever a notificação integrada da violência física, sexual e psicológica contra crianças e adolescentes, envolvendo desde o posto de saúde, a escola, as unidades de assistência social e os Conselhos Tutelares, para que se tenha uma notificação única desses casos”.
Assessoria de Imprensa, 11/07/2012

Leave a Reply