Skip to main content

A bancada parlamentar do Nordeste realizou na quarta-feira (8/8), na Câmara dos Deputados, reunião com representantes da Petrobras para discutir os investimentos da empresa na área de exploração e produção de petróleo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Participando do encontro, a senadora Lídice da Mata (PBS-BA) alertou para a importância de a empresa retomar os leilões e discutir a exploração dos campos maduros terrestres: “Nossa região precisa de investimentos e pode continuar tendo antes mesmo da decisão sobre o Pré-Sal. Precisamos garantir a manutenção do nível de exploração dos campos terrestres em todos os estados nordestinos. Para isso, queremos e estamos lutando pela liberação dos leilões de novos blocos terrestres”, disse a parlamentar baiana.

Segundo a senadora, o Conselho Nacional de Política Energética já tem conhecimento do pleito. Na Bahia, ela lembra que foram leiloados 28 blocos e o processo terminou suspenso. “Ainda estamos no aguardo da decisão sobre essa questão, que já tem solução jurídica. Não há mais nenhum impedimento, mas necessitamos dar prosseguimento a esse leilão, que beneficiará diretamente, com investimentos, 28 cidades no Estado da Bahia”, disse. Outra área para a qual a senadora lembrou que os investimentos da Petrobras são necessários é a de Tucano 2, no semiárido, localizada no perímetro que registra a maior seca que o Estado enfrenta nas últimas décadas.

Durante a reunião da bancada, ficou definido que será encaminhado um manifesto à Presidente Dilma Rousseff  solicitando autorização para que os campos de petróleo do Nordeste, sobretudo os localizados em terra, possam ser explorados, para não prejudicar a taxa de crescimento de exploração e produção que caiu em função da não autorização de concessão para exploração desses campos. O encontro contou com a presença do gerente-executivo de Exploração e Produção Norte/Nordeste, Cristovão Sanches, e do representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Antônio Rivas.

Assessoria de Imprensa, 08/08/2012

Leave a Reply