Skip to main content

Em pronunciamento no Plenário na segunda-feira (9/7), a senadora Lídice da Mata denunciou cortes no orçamento para a área de Ciência e Tecnologia que estariam comprometendo o andamento de projetos de pesquisa.

 

Ao lembrar que em 8 de julho se comemora o Dia do Pesquisador e da Ciência no Brasil, a parlamentar baiana lamentou que os cortes orçamentários nos últimos anos venham afetando o setor, dificultando a compra de materiais e equipamentos e até mesmo o pagamento de bolsas de pesquisa e extensão. Segundo ela, os cortes, em algumas universidades, chegaram a 40%, o que compromete o andamento de projetos importantes, saindo de R$ 5,2 bilhões em 2017 para R$ 4,6 bilhões este ano.

 

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações indicam que, em relação ao ano passado, o orçamento deste ano é 12% menor, acrescentou Lídice. “É preciso muita determinação para tocar ensino, pesquisa, extensão e investigação científica em nosso País nos dias atuais. Enquanto o governo federal não entender que a pesquisa não é gasto, é investimento, não chegaremos a lugar nenhum. E da pesquisa dependem diversos outros setores, como saúde e educação, por exemplo”, afirmou.

 

Lídice lembrou que este ano a SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência completa 70 anos de atividades e citou mensagem encaminhada pelo professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia, que agradeceu o apoio do mandato por ter apresentado emenda orçamentária de 2017 destinando recursos para o Programa C Livre: Conhecimento Livre e Divulgação Científica. O programa, coordenado pelo professor Nelson, envolve grupos de pesquisa e extensão das Faculdades de Educação (FACED) e de Comunicação (FACOM), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e da Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) da UFBA.

 

Leave a Reply