Skip to main content

Nesta terça-feira (26/6), em plenário, a senadora  Lídice da Mata (PSB-BA) fez pronunciamento lembrando os 30 anos de morte de um artista que revolucionou a música instrumental percussiva no País, Nelson Maleiro, falecido em 1982.

Nascido em Saubara, então distrito de Santo Amaro da Purificação, Maleiro chegou a Salvador ainda muito jovem e se instalou no Centro Histórico, mais precisamente na Barroquinha, onde foi agitador cultural, artesão, cenógrafo, designer, esportista, etnólogo, músico, produtor de instrumentos de percussão e carnavalesco.

A senadora lembrou a trajetória deste sambista, que fabricou seus próprios instrumentos musicais e criou, em 1930, a primeira oficina de investigação musical de Salvador, na Barroquinha. Também foi ele quem confeccionou os instrumentos para o Afoxé “Filhos de Ghandy”.

No discurso, Lídice também lembrou que o músico fundou os Mercadores de Bagdá e fundiu a música eletrônica com a percussiva. “Na Bahia, em qualquer movimento musical que surgiam quando se tratava de percussão, Maleiro, em sua oficina, era o caminho”, disse a senadora lembrando, ainda, que foi com Maleiro que Dodô e Osmar, ao criarem o trio elétrico, adquiriram seus instrumentos percussivos.

Como artista de televisão, foi o primeiro negro a protagonizar uma propaganda comercial. Foi ainda um dos revitalizadores do Pelourinho, considerado o maior construtor de atabaques, usados por vários terreiros de candomblé que ainda preservam instrumentos por ele construídos.

“Hoje, em Salvador, a Associação dos Amigos de Nelson Maleiro se empenha para que o nome desse grande artista não caia no esquecimento, razão pela qual, ao encerrar esse registro, gostaria também de fazer referência a Ivan de Jesus Lima, pesquisador cultural e vice-presidente da Associação, que tem se dedicado a coletar dados  para preservar e divulgar a história desse baiano, que, com sua inteligência, escreveu muitos capítulos do carnaval da Bahia, contribuindo para essa que é hoje uma das maiores festas de rua do planeta”, declarou Lídice da Mata.

Assessoria de Imprensa, 26/06/2012

Leave a Reply