Notícias

Senadora participa de Fórum de Mulheres na Rio+20

Publicada em 26/07/2014

A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) participa na manhã desta terça-feira (19 de junho) do Fórum de Líderes sobre o Futuro que as Mulheres Querem: Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é organizado pela ONU Mulheres,  com apoio do governo brasileiro, e acontece no Riocentro. Do Fórum participam a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR); e a subsecretária Geral da ONU e diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.

Incorporar a igualdade entre mulheres e homens é um dos desafios assumidos pela ministra Eleonora na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20). Até 22 de junho, ela se dedica ao tema, em articulação com autoridades governamentais e lideranças da sociedade civil. Para a ministra, “o desenvolvimento sustentável deve decorrer da participação ativa de setores sociais, tradicionalmente excluídos dos processos”.

Participando do Fórum de Líderes sobre o Futuro que as Mulheres Querem, a senadora Lídice da Mata argumenta que um mundo globalizado e sustentável não mais se “sustenta” com exclusão e com preconceitos, seja por idade, gênero, etnia ou orientação sexual. A inclusão social e a luta contra qualquer tipo de preconceito estão entre as diretrizes que orientam o mandato da parlamentar, para quem o mercado de trabalho ainda apresenta inúmeros exemplos de desigualdade entre homens e mulheres.

“Se queremos um mundo cada vez mais sustentável, as economias dos países signatários da Conferência Rio+20 e, por conseguinte, seus mercados de trabalho terão que estar focados, cada vez mais, num modelo de sustentabilidade com maior inclusão social. E essa inclusão só se obtém, efetivamente, com a eliminação de todos os tipos de desigualdades e preconceitos”, diz a senadora.

Na programação desta terça-feira ainda estão previstas a assinatura de um acordo de parceria para cooperação técnica Sul-Sul na área de promoção da igualdade de gênero entre o governo brasileiro e a ONU Mulheres; e, à noite, sessão solene da medalha Tiradentes, que será concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro à diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.

Outro ponto alto da Rio+20 será a Cúpula das Mulheres Chefes de Estado e de Governo, marcada para quinta-feira (21 de junho), também no Riocentro. O encontro será comandado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e reunirá mulheres que ocupam espaço estratégico na política mundial.

Assessoria de Imprensa, com informações da Ascom da SPM-PR.

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

(61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
CEP 70160-900 - Brasília - DF

Escritório de Apoio Parlamentar

(71) 3240-3455 e 3240-3326

lidice@lidice.com.br

Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
CEP 41940-160 Salvador - BA

Acompanhe nas redes sociais