Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou nesta segunda-feira (25/6), no município de Cachoeira, sua terra natal, das comemorações em homenagem ao 25 de junho, data do início das lutas pela independência do Brasil na Bahia, que se prolongariam até 2 de julho de 1823, em Salvador, com a retirada definitiva das tropas portuguesas do território baiano.

Esse episódio histórico, que antecedeu em mais de dois meses o 7 de Setembro e era comemorado apenas em Cachoeira, contribuiu decisivamente para a irreversibilidade do processo de independência do Brasil, razão pela qual, quando deputada estadual, Lídice apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei dispondo sobre a transferência simbólica da capital da Bahia, no dia 25 de junho, para Cachoeira. O projeto sequer foi colocado em votação pelos governistas da época. Mas em 2008, o governador Jaques Wagner, sensível à história da Bahia, resgatou o projeto e encaminhou para aprovação do Legislativo. Com isso, a capital baiana foi, pela primeira vez, transferida para Cachoeira no dia 25 de junho, concretizando, assim, um antigo anseio de seus moradores e o resgate de uma dívida histórica para com a cidade.

Esse ato de apreço e reconhecimento ao passado heroico da cidade tem rendido mais do que homenagens simbólicas. Desde então, o governo estadual vem investindo em obras de restauração do patrimônio edificado e requalificação do espaço urbano, além de vigorosas ações nas áreas de cultura e turismo, contribuindo, dessa forma, para o soerguimento econômico e social do município.

Esse ano não foi diferente: o governador entregou totalmente reformada a Casa 25, na Rua Ana Nery, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, onde funcionará a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Por volta das 14h30, teve início uma sessão solene na Câmara de Vereadores e, encerrando os festejos, o desfile cívico pelas ruas da cidade. Ainda durante o evento em Cachoeira, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), anunciou a restauração de uma casa em estilo barroco-colonial tombada pelo Ministério da Cultura como patrimônio nacional desde 1943 e de um secular cine-teatro, além do início de pesquisas para proteção de 11 terreiros de Candomblé.

A programação teve início com o hasteamento das bandeiras e, na sequência, foi celebrado o Te Deum, na igreja do Convento do Carmo. Em seguida, no mesmo local, houve apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com a presença do governador Jaques Wagner. Por volta das 14h30, teve início uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Encerrando os festejos, foi a vez do desfile cívico pelas ruas da cidade. De Cachoeira, a senadora seguiu direto para Brasília.

Assessoria, 25 de junho de 2012

Leave a Reply