Skip to main content

Agência Senado

As senadoras Ana Rita (PT-ES), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) participaram, nesta terça-feira (19), do evento ONU Mulheres. O fórum, presidido pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, reuniu, durante todo o dia, mulheres notáveis de todo o mundo, em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O fórum tratou de assuntos como  as mulheres e o poder; as mulheres e os movimentos sociais; as mulheres e a inovação; e as mulheres e a economia verde.

Vanessa Grazziotin disse que o fórum de mulheres “é algo fenomenal, fantástico”, e que não se lembra de um fórum deste porte em uma Conferência ambiental. A senadora salientou que o ONU Mulheres ganha ainda maior relevância por estar inserido no viés que a sociedade e o governo brasileiro imprimiram na Rio+20, “que é tratar do meio ambiente sobre a ótica da sustentabilidade e da inclusão social”.

– Não podemos falar de inclusão social sem falar de mulher. O Brasil é um exemplo de democracia para muitos países, embora tenhamos ainda uma democracia em franco processo de construção. Nesta democracia em que a gente vive, nós, mulheres, ocupamos menos de 10% das cadeiras do Parlamento. Temos a melhor formação educacional formal e ganhamos quase 30% a menos que os homens. Não podemos imaginar um modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo, que se preocupe com a inclusão e com a diminuição da miséria, sem nos preocuparmos com as mulheres. Elas são as maiores vítimas da pobreza, da sanha do capitalismo – afirmou a parlamentar, acrescentando que as mulheres pobres, negras e de famílias grandes são ainda mais excluídas.

Lídice da Mata ressaltou a importância de a reunião mostrar que as questões ambientais são valorizadas pelas mulheres de todas as nações. De acordo com ela, o desenvolvimento e a sustentabilidade fazem parte da ótica feminina. A parlamentar enfatizou que as questões abordadas como questões de mulheres são, na verdade, questões da sociedade. Citou, entre elas, o emprego pra mulher, que, em sua opinião, é essencial para o sustento das famílias; e os equipamentos de segurança para a família, como as creches.

A senadora Ana Rita afirmou que as mulheres têm de ter “coragem de tomar decisões que, para alguns, são difíceis de serem executadas, mas que é preciso ter coragem de assumir”. Ela depositou esperança no sucesso da Rio+20 e disse que o planeta espera posições mais audaciosas do encontro.

Leave a Reply