Skip to main content

 

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou a política de aumento do preço dos combustíveis praticada pelo governo federal e cobrou uma solução para a questão tanto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) quanto no plenário do Senado Federal.  A parlamentar baiana questionou a posição do presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmando que ele toma decisões sem dialogar com os parlamentares e os representantes da sociedade. Para Lídice, o debate marcado para a próxima semana não significará nada se não houver mudança de postura de Parente. “O presidente da Petrobras faz ouvidos moucos para a opinião do Congresso Nacional. Ele está se sentindo o imperador do Brasil à frente da Petrobras. O senhor Pedro Parente, segundo falam, recebeu carta branca do Presidente da República. Ele não se dispõe a conversar com ninguém. Se essa comissão não convocar ou convidar o presidente da Petrobras, não terá sentido ser realizada”, afirmou a senadora.

Lídice também afirmou que estão tentando “inflar os dados de supostos lucros da Petrobrás para vender a estatal a preço de banana ao capital estrangeiro” e que estão sucateando “um dos nossos maiores patrimônios, que está diretamente ligado à nossa soberania, ao adotar uma política de preços ao consumidor que massacra o povo brasileiro”. Ela lembrou que somente na última semana, o litro da gasolina, do etanol e do óleo diesel subiu quase que diariamente, provocando um verdadeiro desequilíbrio nas contas do trabalhador. “Lembro que durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, alguns movimentos ditos apartidários chegaram a produzir adesivos misóginos numa espécie de protesto de extremo mau gosto contra reajustes que levaram a gasolina ser vendida por dois reais e noventa e nove centavos o litro. Hoje, o litro do combustível beira os cinco reais”, lembrou a parlamentar.

 

Lídice citou movimento dos caminhoneiros realizado em todo o Brasil para protestar contra o aumento do preço dos combustíveis e citou que na Bahia não foi diferente: “Diversas estradas foram bloqueadas em Jequié, Vitória da Conquista, Salvador, Feira de Santana e no Oeste do Estado”.

 

Confira o pronunciamento da senadora no canal Youtube do mandato.


22/05/2018 – Assessoria de Imprensa

Leave a Reply