A candidata do PSB ao Governo da Bahia, Lídice da Mata, disse que estão querendo matar Eduardo Campos duas vezes, referindo-se à denúncia de um suposto envolvimento do falecido ex-governador de Pernambuco em desvio de recursos da Petrobras.
“Estão querendo matar Eduardo duas vezes, em uma tentativa de influenciar negativamente a campanha de Marina Silva, mas isso não vai funcionar”, assegurou Lídice, em entrevista à imprensa de Juazeiro, neste domingo ((7).
O nome de Eduardo foi incluído em uma lista de políticos que teriam sido beneficiados com o recebimento de propinas pagas por empresas fornecedoras da Petrobras, em reportagem da revista Veja que circulou nesse fim de semana. A reportagem trata de denúncias que teriam sido feitas num processo de delação premiada por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal preso em Curitiba por conta das investigações da Operação Lava Jato.
Lídice disse acreditar que a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, vencerá as eleições ainda no primeiro turno, “apesar de toda a campanha difamatória contra ela. “Isso não me surpreenderá”, afirmou, em entrevista, após participar do desfile do Sete de Setembro na cidade, que fica no Norte da Bahia, a 500 quilômetros de Salvador.
Presidente estadual do partido, ela disse ter certeza da vitória da candidata presidencial do PSB, independentemente das circunstâncias. “No primeiro ou no segundo turno, Marina vai vencer e se eleger presidente do Brasil”, afirmou.
Pesquisas – Questionada sobre os últimos levantamentos de intenção de voto que a colocam em terceiro lugar na disputa estadual, Lídice respondeu que não acredita piamente nas pesquisas. “Quando eu fui escolhida prefeita de Salvador, as pesquisas também não diziam que eu venceria. Quando Jaques Wagner foi eleito governador no primeiro turno, em 2010, as pesquisas também não diziam isso”, lembrou.
A candidata reafirmou sua confiança em que chegará ao segundo turno nas eleições estaduais. ”Por onde estamos passando, no interior do Estado, temos percebido um forte apoio do povo e o reconhecimento da nossa candidatura como a candidatura da mudança”, disse. “Vamos chegar ao segundo turno e serei a primeira governadora da Bahia”, completou.
Desfile –
Durante o desfile de Sete de Setembro, Lídice destacou a tradição de lutas “progressistas” em Juazeiro. “Temos aqui um longo histórico de lutas políticas com bandeiras progressistas e amigos que têm ajudado muito nossa campanha”, disse a candidata, que foi ao desfile em companhia da candidata ao Senado, Eliana Calmon, do ex-prefeito e candidato a deputado federal Joseph Bandeira e outros candidatos da coligação que a apoia.
Ela destacou a intensa participação popular no desfile e a calorosa recepção que recebeu das pessoas. ”Sob a liderança do ex-prefeito Joseph Bandeira, o PSB tem ganhado cada vez mais força no município. Como em todo o interior, a ascensão de Marina Silva na disputa presidencial tem também se transformado em amplo apoio à minha candidatura ao governo e à de Eliana para o Senado”, afirmou.
Propostas – Na passagem pela cidade, Lídice defendeu a ampliação da oferta de água na região do Semiárido por meio da interligação de bacias, e também a melhoria dos serviços de saúde, desde a atenção básica aos serviços de maior complexidade”.
Segundo ela, em um eventual governo do PSB, também será prioridade recuperar as áreas degradadas nas margens do Rio São Francisco, articular com o governo federal a conclusão das obras de transposição do Velho Chico, equipar melhor e aumentar o número de leitos do Hospital Regional de Juazeiro e destinar mais recursos para o atendimento básico.
07.09.2014

