A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) participou, como faz todos os anos, do cortejo cívico do 2 de Julho, em Salvador, data em que os baianos reverenciam os heróis da independência reafirmam os ideais libertários e a defesa da soberania, como fizeram os conterrâneos que lutaram até expulsar as tropas portuguesas do território nacional em 1923 . Durante todo o percurso, da Lapinha até o Terreiro de Jesus, a senadora recebeu o carinho dos soteropolitanos.
O dia 2 de Julho é a data cívica com maior participação popular que acontece no Pais, com manifestações de patriotismo que vão desde indumentárias majoritariamente verde e amarelo a cartazes que são conduzidos por partidos políticos, grupos ou individualmente, defendo diversas bandeiras desde mais verbas para educação, fim da corrupção, ampliação da rede de atendimento à saúde, combate à violência contra a mulher e respeito à diversidade, entre outras. Neste ano, os baianos levaram às ruas com muita força as reivindicações de “Diretas Já” e “Fora Temer” e contra as reformas trabalhistas e da previdência.
Ao participar do Cortejo, como faz anualmente, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou que as manifestações contra o governo Temer e suas reformas durante o 2 de Julho são importantes, porque os senadores estão se preparando para votar a reforma trabalhista no Senado. “Nesse momento, é essencial que os trabalhadores brasileiros mostrem sua inconformidade. Ir às ruas hoje é um ato de civismo, em afirmação ao direito do trabalhador, e devemos continuar nas ruas para impedir a votação das reformas trabalhista e da Previdência”, assinalou a parlamentar.
Durante o percurso, Lídice concedeu várias entrevistas, com muitos jornalistas indagando sobre o atual momento político. A senadora informou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê as “Diretas Já” foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) e está pronta para ir à votação em Plenário. Além disso, há outra PEC, faltando apenas colher duas assinaturas, com pedido de antecipação das eleições. Para a senadora, o importante é garantir a participação popular nesse processo político. O PSB, partido da senadora, também participou do desfile como faz há 20 anos, com toda sua militância e as principais lideranças. Também a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, fez questão de estar na capital baiana para prestigiar e participar das comemorações cívicas do 2 de Julho.
Assessoria de Imprensa, 03/07/2017