A senadora Lídice da Mata é uma das parlamentares convidadas para participar nesta sexta-feira (20/10), em Catu, da ação “100 milhões por 100 milhões”, liderada pelo Nobel da Paz Kailash Satyarthi e coordenada, no Brasil, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (www.campanha.org.br), em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). A ação, realizada em todo o mundo, tem por objetivo conscientizar sobre a importância das crianças na escola e também para a erradicação do trabalho infantil. Cada parlamentar visitará uma escola de seu estado para conversar com crianças e jovens. Lídice firmou o compromisso com a iniciativa em junho, quando da visita de Satyarthi ao Senado.
Kailash Satyarthi, que ganhou o Nobel da Paz de 2014 juntamente com a paquistanesa Malala Yousafzai, libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e promoveu a reintegração, reabilitação e educação dessas crianças. “Nenhuma fronteira consegue ser intransponível diante do poder dos jovens”, disse o Nobel da Paz no lançamento da iniciativa no Brasil no dia 12 de junho em Brasília. O objetivo da nova iniciativa agora é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação pública gratuita de qualidade, alimentação ou em situação de trabalho infantil ou qualquer tipo de exploração.
A campanha “100 milhões por 100 milhões” é uma plataforma global de engajamento social de cidadãs e cidadãos, com forte participação das juventudes, em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, envolvendo representantes de diferentes setores unidos para combater todas essas formas de exploração.
Back to school – Para ser o grande mensageiro do Nobel da Paz para mobilizar em uma escola, comunidade, cidade ou país, dezenas, centenas, milhares e milhões de pessoas que vão lutar para acabar de vez com essa situação de extrema exploração de crianças e adolescentes em todo o mundo, o primeiro passo é participar da realização da atividade chamada “De volta à escola”.
Nesta sexta, a atividade “De volta à escola” será realizada em cinco cidades. Na Bahia, a senadora Lídice da Mata participa na Escola Gilberto da Mata, em Catu; também na Bahia, o deputado Bacelar é o convidado para as atividades na Escola Estadual Severino Vieira, onde estudou, em Salvador; a senadora Fátima Bezerra participa das atividades na Escola Estadual Padre Miguelinho, em Natal; em São Paulo, o ativista social e coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, é o convidado para as atividades na Escola Municipal Deputado Caio Sérgio Pompeu de Toledo; e em Brasília, participa a cientista política e representante do FNPETI, Tânia Dornellas, que realizará atividades com os jovens do Centro de Educação EM 01 do Núcleo Bandeirante – Urso Branco.
Quem tiver interesse em receber materiais e participar pode se cadastrar no site: http://100milhoes.org. br/de-volta-a-escola/.
Assessoria de imprensa, com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com FNPETI (19/10/2017).