A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) reassumiu a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, formado por mais de 100 congressistas e que este ano completa 30 anos de atuação. A deputada baiana já coordenou o grupo quando senadora.
O grupo foi criado na Câmara dos Deputados em 1989 por iniciativa do então deputado Assis Canuto (RO). No Senado, foi instalado em 1995 e, depois, relançado em 2011. Os Grupos Parlamentares são criados sem ônus para a Câmara dos Deputados ou o Senado e têm por objetivo fortalecer as relações interparlamentares entre o Congresso brasileiro e o parlamento de um país estrangeiro.
Destacando os nomes de alguns dos mais de 200 parlamentares que já participaram ou ainda atuam no grupo Brasil Cuba, Lídice lembra as presidências dos senadores Roberto Requião (PR) e Vanessa Graziottin (AM) e da deputada Jô Moraes (MG).
Integram a atual coordenação do Grupo Parlamentar Brasil Cuba – além de Lídice na presidência – os deputados Alexandre Padilha – PT; Alice Portugal, Perpétua Almeida e Jandira Feghalli pelo PCdoB; Gláuber Braga – PSOL e André Figueredo -PDT.Como ações, os parlamentares que integram o grupo debatem a promoção de parcerias entre Cuba e o Brasil, a exemplo do Programa Mais Médicos, considerado uma das iniciativa exitosas entre os dois países.
Lidice cita ainda a atuação dos parlamentares brasileiros em defesa do rompimento de sanções econômicas dos Estados Unidos à Cuba que, apesar de um prenúncio de abertura durante o governo de Barack Obama, ainda persistem e se intensificaram a partir do governo de Donald Trump, segundo declarações do embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómez.