FORAM MAIS DE R$ 18 MILHÕES EM EMENDAS NOS ÚLTIMOS DOIS MANDATOS
A deputada federal Lídice da Mata é a parlamentar que mais destinou emendas para as universidades públicas e institutos federais de educação. Entre os anos de 2011 e 2022, ela aportou, através de emendas parlamentares, mais de R$ 18,6 milhões nas instituições. O objetivo é apoiar o ensino superior público, gratuito e de qualidade.
TRAJETÓRIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA
Lídice é uma voz recorrente em defesa das universidades públicas e sempre defendeu mais recursos no orçamento das instituições e sempre protestou contra os cortes de verbas feitos pelo Governo Bolsonaro.
Estudante de universidade pública nos anos 1970, Lídice sabe da importância da Educação Superior Gratuita para a juventude baiana. Ela ressalta a política de cotas, estabelecida no Governo Lula, que levou milhares de estudantes negros e negras ao tão sonhado diploma universitário.
Através de suas emendas parlamentares, Lídice da Mata ajudou a construir e reformar unidades das universidades federais e estaduais; Contribuiu para a aquisição de equipamentos modernos; Incentivou a pesquisa e a extensão universitária; Lutou contra os cortes nos orçamentos voltados para a Educação Pública e defendeu a autonomia universitária.
VEJA AS INSTITUIÇÕES QUE CONTARAM COM O APOIO DE LÍDICE !
FEDERAIS
ESTADUAIS
UFBA
UNEB
UFRB
UEFS
UNIVASF
UESC
UFSB
UESB
UFOB
IF BAIANO
IFBA
ANGELO ALMEIDA – DE MÃOS DADAS COM A JUVENTUDE BAIANA
A criação da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia, proposta pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), já é uma realidade. Instalada em 30 de março de 2022, Dia Mundial da Juventude, a Frente tem como objetivo discutir as questões relacionadas aos jovens e, principalmente, apresentar ideias para melhorar suas condições de vida.
“É preciso que se garanta a essa juventude o direito a uma existência digna, a uma educação de qualidade, oportunidades de trabalho, moradia, cultura, lazer, acesso democrático à internet e participação na vida política”, defende.
CONSELHO CONSULTIVO
A Frente Parlamentar realizou, no dia 23 de maio de 2022, reunião para formação do Conselho Consultivo. O objetivo é levar para a casa legislativa pautas apresentadas pelos movimentos sociais de juventude e de entidades estudantis, para uma discussão com os parlamentares e representações do poder público estadual.
Foram abordados temas como o racismo e genocídio da juventude negra, diversidade, com a defesa de políticas para as pessoas LGBTQIAP+ e mulheres, oportunidades e garantias de direitos para jovens que cumpriram medida protetiva e fomento ao trabalho no campo.
Entre os principais encaminhamentos estão a proposição de um Prouni Estadual na Bahia, criação de um Centro de Referência da Juventude, cota no programa Primeiro Emprego para pessoas trans e jovens que cumpriram medida socioeducativa, análise das Políticas Públicas da Juventude vigentes no Estado e criação de novas PPJ de acordo com as demandas atuais.
PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL
Projeto apresentado pelo deputado Angelo Almeida na ALBA institui o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) na Bahia. Com o objetivo de criar instrumentos que fomentem a inclusão social e ambiental de jovens em situação de vulnerabilidade social, o programa vai oferecer capacitação para esse segmento da população.
Segundo o deputado, através do AJA, os jovens vão desenvolver atividades voltadas à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, auxiliando na recuperação de áreas degradadas e apoiando a gestão das unidades de preservação.