A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltou, nesta quinta-feira, durante debate na Universidade Federal da Bahia, a importância de seguir a Constituição Federal. A parlamentar baiana lembrou que todos os direitos assegurados para a Nação Brasileira estão presentes na carta-magna que, segundo ela, continua sendo bastante avançada e cidadã, mesmo após 30 anos de aprovação.
Além de Lídice, estavam presentes os professores Celia Sacramento, Salete Maria, Mariângela Nascimento, Heron Samtana e o ex-deputado federal, Domingos Leonelli. O evento reuniu acadêmicos de diversos cursos e líderes comunitários do Alto de Ondina, em Salvador.
Lídice lembrou que a Ditadura não trouxe resolução para nenhum problema no Brasil e reafirmou que é Democracia o sistema que ajuda muito mais a nação.
Ela disse também que entre os principais avanços da Constituição estão os Direitos das mulheres, o estabelecimento do Racismo como crime inafiançável, o fato de homens e mulheres passarem a ter direitos iguais, dentre outros. “Essa foi a Constituição que afirmou o direito de todos a educação pública é gratuita , o acesso do SUS para todos, o reconhecimento da União Estável, bem como o direito da mulher à propriedade, a Licença maternidade e a equiparação de salários de homens e mulheres”, apontou.
Sobre o futuro governo, a senadora mostrou-se preocupada: “É fato que um presidente que dissemina racismo, ódio e machismo está contra a Constituição de 88. Também é uma triste realidade que aqueles que foram derrotados na Constituição Cidadã nunca a aceitaram de fato”, finalizou.