Iniciativa foi dos senadores Lídice da Mata e Antonio Carlos Valadares, do PSB
A inclusão dos municípios que compõem a Bacia do Vaza Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) foi comemorada pela comunidade acadêmica de Canudos, cidade localizada no Sertão Baiano, a 372 km de Salvador.
Em carta aberta distribuída pela internet, o diretor do Campus Avançado da Uneb no município, Luiz Paulo Neiva, ressaltou a importância da iniciativa dos senadores Lídice da Mata, da Bahia e Antonio Carlos Valadares, de Sergipe, ambos do PSB.
“Finalmente o Projeto de inclusão dos municípios do Vaza Barris (Bahia e Sergipe) foi aprovado e enviado para a sanção do presidente da República. Com isso, Canudos além de receber as ações do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), passa a receber também a assistência da Codevasf, com os seus programas voltados para a região”, disse.
Rio Vaza-Barris – O rio Vaza-Barris banha os estados da Bahia e Sergipe. Sua nascente localiza-se no sopé da Serra dos Macacos, no sertão da Bahia, próximo ao município de Uauá. É um rio perene, com cerca de 450 quilômetros de comprimento, que atravessa a Bahia e deságua no litoral sergipano.
Até agora, a legislação estabelecia que a Codevasf tinha atuação apenas nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Ceará, além do Distrito Federal. Com o projeto aprovado, a área de atuação se amplia para cobrir, também, a região do Vale do Rio Vaza Barris, beneficiando a população de 14 municípios sergipanos e 18 da Bahia. “Mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas”, disse a senadora, lembrando que a bacia do Vale do Rio Vaza-Barris ocupa região com baixos índices pluviométricos.