A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta quarta-feira (15/5), em Brasília, das manifestações contra os cortes orçamentários nas universidades públicas e institutos de ensino e em defesa da Educação. Na oportunidade, a parlamentar baiana também criticou a fala do presidente Jair Bolsonaro, que chamou de “idiotas” os participantes dos atos em todo o País. “É um despreparado. Suas atitudes mostram que ele não está apto para a função que lhe foi conferida e não sabe lidar com o contraditório que é típico das democracias”, disse.
Lídice também chamou de “sinistro” o ministro da Educação Abraham Weibtraub, responsável pela política de cortes de verbas de custeio nas universidades e institutos federais de Educação. “É um ministro que só anuncia medidas ruins e danosas, com essa política destruidora da Educação”, disse.
A deputada federal defendeu a educação pública, de qualidade e inclusiva, “capaz de colocar de volta os jovens negros na universidade para que eles não sejam alvo da violência, do crime organizado e da repressão policial”.
Além de Lídice, participaram da manifestação parlamentares como os deputados federais Marcelo Nilo (PSB-BA), Túlio Gadelha (PDT-PE), João Campos (PSB-PE), Samia Bonfim (PSOL-SP), Jandira Fegahli (PCdoB-RJ) e o senador Randolge Rodrigues (REDE-AP), entre outros.
Assessoria de imprensa (15/05/2019)