Skip to main content

 

Foto: Manuela Cavadas

Foto: Manuela Cavadas

As propostas da candidata do PSB ao governo da Bahia, Lídice da Mata, para as áreas de turismo e cultura foram recebidas com elogios por representantes do trade turístico e da indústria do entretenimento durante debate realizado na manhã desta terça-feira (12). Ela criticou a baixa dotação orçamentária para as áreas de cultura e turismo e prometeu ampliar a participação das duas pastas no orçamento do Estado, caso eleita.

“Hoje, a cultura tem apenas 0,6% do orçamento do Estado, enquanto o turismo tem 0,56%. A nossa meta é elevar a participação de cada uma das secretarias em quatro anos de governo”, anunciou.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, elogiou a proposta de ampliação dos recursos orçamentários para a área e destacou a participação relevante do turismo na composição do Produto Interno Bruto (o PIB, soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços produzidos no Estado) baiano.

“A participação do turismo no PIB da Bahia é de 7%, mas a dotação da Secretaria do Turismo é de apenas 0,56%, do orçamento do Estado. É muito pequena, tem mesmo que aumentar”, afirmou.

Lídice também prometeu intensificar a captação de recursos para a área junto ao governo federal e a organismos internacionais.

Cidade da Música – Outra proposta que fez sucesso entre os empresários foi a criação da Cidade da Música Dorival Caymmi no local onde hoje funciona o Parque de Exposições, em Salvador.

“Vamos colocar no local uma arena para grandes shows, um palco grande com camarotes fixos, estacionamento, casa de espetáculos, anfiteatro para filarmônicas, orquestras e pequenos shows, tenda multiuso e um núcleo de produção para entidades carnavalescas de pequeno porte”, assegurou Lídice.

A ideia teve grande receptividade entre os empresários do setor. “O projeto Cidade da Música é de grande anseio do segmento de entretenimento, pois Salvador carece de um espaço para a realização de grandes eventos, com modulação para eventos menores”, afirmou Joaquim Nery, presidente da Associação Brasileira de Entretenimento (Abre).

Ele também fez elogios à candidata: “A candidata Lídice da Mata e o partido que ela representa têm um conhecimento muito grande sobre o turismo e o entretenimento. A história política dela tem tudo a ver com isso. Ficamos muito satisfeitos, pois ela está muito sintonizada com aquilo que nós pensamos”, disse Nery, após o debate.

 

12/08/2014

XFLUpdate