Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata usou as redes sociais na manhã deste domingo (31) para repudiar qualquer comemoração alusiva à Ditadura Militar (1964-1985). Em suas páginas, Lídice afirmou que o golpe deflagrado em 64 foi o episódio mais sombrio do século 20 e lembrou da situação do seu pai, militante político preso é perseguido durante os anos de chumbo.

“Como filha de um preso político, que foi perseguido, afastado do seu trabalho e que teve a sua vida revirada, apenas por não concordar com a linha do governo, estou aqui para repudiar qualquer gesto que comemore esse que foi o período mais sombrio do século 20. Assim como meu pai, Aurelio Pereira de Sousa, milhares de brasileiros tiveram suas vidas invadidas pela Ditadura. Ele ao menos voltou para casa e para a família. Outras pessoas jamais puderam ver de novo seus pais, filhos, companheiros e amigos”, relatou .
[16:25, 2/4/2019] Gabriel Gabinete: PSB-BA quer ampliar a participação da mulher na política

O PSB da Bahia realizou seminário de formação política, neste final de semana, em Salvador, cujo objetivo foi ampliar a participação das mulheres no segmento. O encontro realizado no Hotel Vitória Marina, reuniu 70 formadoras de opinião de diversas regiões do Estado e também de bairros da capital e contou com a presença da presidente da legenda na Bahia, deputada federal Lídice da Mata, a deputada estadual Fabíola Mansur, o mandatário municipal da sigla, vereador Silvio Humberto e o ex-deputado federal Domingos Leonelli.

Além da política, as participantes do seminário assistiram a palestras da acadêmica Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil, da professora da Universidade Federal da Bahia e mestre em Direito, Salete Silva e da doutora em Comunicação, Clarissa Amaral, que falou sobre a importância das redes digitais para o fortalecimento dos movimentos sociais.

Lídice da Mata ressaltou as dificuldades vividas pelas mulheres e defendeu a manutenção da cota de 30% de candidaturas de mulheres nas eleições, bem como do fundo partidário que, pela primeira vez, elas tiveram direito nas eleições de 2018. “Tivemos resultados práticos com isso e um exemplo disso é o aumento em 51% da bancada feminina na Câmara dos Deputados, com a eleição de 77 mulheres para o parlamento”, resumiu. A presidente do PSB também lembrou que os dados que apontam para o crescimento da violência contra a mulher, mas destacou a participação feminina na produção científica brasileira. “Ainda tem muito a avançar na política e na vida cotidiana, pois ainda buscamos equidade de salários e oportunidades, uma vez que somos a maioria da população e do eleitorado no País.

Já Luciana Cruz, destacou a importância do encontro, tendo em vista o momento político em que o País atravessa, onde as mulheres são as mais vulneráveis à cultura do ódio.

Na discussão sobre Economia Criativa, Claudia Leitão mostrou exemplos de como o segmento pode transformar vidas.

Para a deputada estadual Fabíola Mansur, o segmento é muito importante para as mulheres, pois significa geração de emprego e renda. “A Economia Criativa valoriza os saberes em diversas áreas da arte, turismo, tecnologia, gastronomia, dentre outras. Precisamos qualificar o maior número de mulheres para que elas possam se tornar empreendedoras e donas do próprio destino”, disse.

Exemplo disso é o da marisqueira Jaira Celeste, que participou do debate e saiu de lá pensando em montar um negócio na área gastronômica. “Nós, marisqueiras, precisamos de apoio do Poder Público, pois do nosso ramo, podemos montar microempreendimentos tanto na área de bares e restaurantes quanto no que diz respeito ao artesanato.

A pesquisadora Salete Silva disse que o feminismo não é só um movimento, mas um pensamento. “Não são meras palavras, mas um conteúdo profundo de discussão de ideias. Clarissa Amaral explicou a importância do uso estratégico das redes sociais e mostrou exemplos usados em campanhas políticas no mundo inteiro.

Assessoria

30.03.2019

Leave a Reply

XFLUpdate