Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) é uma das 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. De acordo com o jornal Correio Braziliense, a baiana integra a lista de 50 parlamentares em ascensão junto com a lista de 100 mais influentes elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que avalia o desempenho de deputados e senadores.

Esta é a quarta vez que Lídice integra a lista: por duas vezes quando senadora – em 2015 e 2016 – Lidice esteve entre os mais influentes; outras duas vezes, em inícios de mandato, ela foi listada como parlamentar em ascensão. Também a revista Veja a elegeu como uma das 15 mais influentes no ano de 2014.

Lídice atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara e vice-líder do bloco da Minoria e integra o diretório nacional do seu partido. Tem tido relevante destaque como opositora do governo Bolsonaro, sobretudo em pautas relacionadas à educação, reforma da Previdência, defesa dos direitos da mulher, de crianças, adolescentes e negros e da soberania nacional.

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Leia também:

Lídice é a única baiana do Senado indicada entre os cabeças do Congresso Nacional

Lídice da Mata é escolhida uma das “100 Cabeças do Congresso” pelo DIAP

Leave a Reply