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Lídice: Turismo promove reencontro da Bahia com a baianidade

Publicada em 26/07/2014

“O Salão Baiano do Turismo é a realização de um sonho do trade turístico de realizar um evento para promover exclusivamente os destinos de viagem que a Bahia em a oferecer aos baianos, brasileiros e cidadãos de todo o mundo”.

Foi desta forma que a senadora Lídice da Mata exprimiu seu entusiasmo com a abertura da primeira edição do evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e pela Bahiatursa, nesta quinta-feira, 17.

Ao lado do governador Jaques Wagner, do secretário de Turismo Domingos Leonelli, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, do diretor da Embratur, Marco Lomanto, do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, além de deputados federais e estaduais, secretários de turismo de outros estados, e operadores de todo o mundo, Lídice percorreu o pavilhão do Centro de Convenções da Bahia onde estão distribuídos estandes das 13 zonas turísticas do Estado, 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos e outros 60 estandes para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico.

Para Lídice, o Salão conseguiu sintetizar o caráter multifacetado da cultura, etnia, geografia, clima e relevo baianos. “É o turismo promovendo o reencontro da Bahia com sua baianidade”, resumiu a senadora.

“É uma operação de marketing exclusivamente para vender o destino Bahia”, definiu o anfitrião da festa, secretário de Turismo, Domingos Leoneli. Para o governador Jaques Wagner o Salão contirbui com o processo de interiorização do segmento no Estado. “Aqui exibinos todas as facetas do turismo baiano. Precisamos mostrar que não temos só praia. Há espaço, como vi aqui no Salão, para o turismo de aventura, o religioso, afro e o ecoturismo”, comentou.

Wagner afirmou ainda que os bancos oficiais registraram uma demanda de US$ 358 milhões de empresários e que serão investidos no setor turístico baiano. O montante será alocado, principalmente, em obras de reforma e construção de hoteis no Estado. “Teremos ao lado do Mercado Modelo o Hotel Hilton, que já está com todas as licenças aprovadas. Depende agora da mudança de gestão, que antes seria de uma empresa portuguesa”, contou. Fomentar a interiorização do turismo e atrair novos investimentos para o setor é o principal objetivo do I Salão Baiano de Turismo, que conta ainda com balcões de negócios e salas de reuniões especilamente montadas para negociações do trade.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, frisou que a Bahia é hoje o destino preferido dos brasileiros. De acordo com ele, na preferência dos estrangeiros, o Estado só perde para o Rio de Janeiro e São Paulo. “Aqui, o turismo está se consolidando de forma estratégica. A consolidação do destino é a abertura de portas para os negócios”, afirmou. “Se quisermos atrair novos investimentos, precisamos trabalhar ainda mais duro”, acrescentou.

Para o presidente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau, Pedro Costa, a Bahia é um Estado Ímpar a nível de turismo no Brasil. “Sem dúvidas, a realização de um evento desse porte implica em investimentos para o setor. Vislumbramos um aumento dos negócios na Bahia como um todo”.

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Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

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