Skip to main content


A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta segunda-feira (6), de ato em defesa do ensino gratuito e das universidades públicas, na sede da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A manifestação contra os cortes de 30% no orçamento das universidades federais e institutos de educação reuniu estudantes, professores e parlamentares que caminharam pelas ruas do Vale do Canela até a Reitoria.

Em sua fala, a parlamentar ressaltou a obsessão do Governo Federal contra a Educação. “Ninguém acreditava que teríamos de voltar a fazer esse movimento em pleno século 21. Nem na Ditadura houve uma ameaça tão grande contra a existência de instituições federais de ensino superior”, disse.

Na opinião da deputada, o governo de Jair Bolsonaro pretende destruir o ensino público no Brasil. “Eles defendem o ensino privado como um projeto de elitização da sociedade brasileira”, avaliou.

Lídice ainda criticou a falta de capacidade de Bolsonaro para liderar o País. “Todos os dias esse governo, que além de retrógrado é absolutamente despreparado, comete um desatino contra a sociedade brasileira. Vamos resistir à pressão e nosso caminho é alcançar as ruas em defesa das nossas universidades. Não vamos aceitar o que eles querem nos impor”, argumentou.

Ainda segundo a deputada, Bolsonaro e seus ministros não sabem o que é o Brasil real. “O Brasil real é aquele que dizima a juventude negra e que tem milhões de pessoas desassistidas”, finalizou.

Leave a Reply