Skip to main content

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou na tarde de quinta-feira (30/11) a quarta reunião do ciclo de debates para discutir a importância do Fundo de  Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o desenvolvimento regional. Em Aracaju (SE), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da CDR e autora do requerimento para discutir o tema nas diversas regiões do País, disse considerar os recursos do Fundeb essenciais para se garantir uma educação de qualidade no Brasil. “Por isso, a sociedade tem de se mobilizar para conseguirmos torná-lo permanente e ainda aumentarmos o percentual de participação do governo federal no fundo”, afirmou.

 

O Fundeb foi instituído pela Emenda Constitucional 53, em 2006, e regulamentado por medida provisória apresentada pelo então presidente Lula no mesmo ano, que se transformou na Lei 11.494/07. O fundo, no entanto, perde sua vigência em 2020, o que, na opinião da senadora, não pode acontecer. Fátima Bezerra é relatora, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 24/17), de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que propõe tornar o fundo permanente e aumentar, gradativamente, os repasses da União para educação. “Não podemos mais aceitar que o governo federal entre apenas com 10% dos recursos que compõem o Fundeb, já que ele é, acima de tudo, um fundo em prol da cidadania”, enfatizou a senadora durante o debate em Aracaju. Ela informou que, em seu relartório, irá propor o aumento para 50% dessa participação, pois, sem isso, os municípios não conseguirão cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), como as referentes ao piso do magistério, à expansão da rede de ensino básico e à implantação do modelo de educação em tempo integral.

 

A senadora,  relatora da MP que regulamentou o Fundeb, lembrou que foi autora, junto com outros parlamentares, da emenda que estendeu às creches o acesso ao financiamento. “Justiça seja feita: com o Fundeb, construímos a mais importante política de financiamento da educação básica neste país, cuidando do cidadão desde o berço ao ensino médio, graças ao entendimento, nos nossos governos, de que política não é gasto, mas, sim, investimento”, afirmou.

 

O senador Elber Batalha (PSB-SE), que assumiu o mandato no lugar do senador Antonio Carlos Valadares, licenciado, disse que enquanto estiver no Senado atuará na defesa dos direitos dos professores e pelo fortalecimento do Fundeb. Também participaram do debate em Aracaju a deputada estadual de Sergipe Ana Lúcia Vieira; o vereador de Aracaju Iran Barbosa; e representantes de entidades e movimentos sociais ligados à educação, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o Conselho Municipal de Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

 

Fonte: Portal Senado Notícias, com informações da assessoria de imprensa da Senadora Fátima Bezerra

Leave a Reply