Skip to main content

Médica geriatra indicada por Lídice da Mata é uma das agraciadas

A Câmara dos Deputados divulgou esta semana os escolhidos para receber o Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa edição 2021. A escolha dos indicados foi feita na quarta-feira (18/08), pelo Conselho Deliberativo da premiação, constituído pela segunda-secretária da Mesa, por membros titulares da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) e por um representante de cada partido político com assento na Câmara, indicado por seu respectivo líder, caso a bancada não possua membro titular na Cidoso. Foram selecionados cinco agraciados, que receberão o Prêmio em cerimônia agendada para ser realizada na semana de 1º de outubro, data em que se comemoram o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a publicação da Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

Por indicação da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), receberá o Prêmio Zilda Arns a médica geriatra Karla Giacomin, que lidera a Frente Nacional de Reforço às Instituições de Longa Permanência para os Idosos (ILPI’s), coordenadora política de saúde de Belo Horizonte, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade. A médica também foi indicada pela deputada Tereza Nelma (PSDB-AL).
Entre as selecionadas estão também as Obras Sociais Irmã Dulce, entidade filantrópica de atendimento gratuito na saúde, educação e assistência social, que oferece atenção integral, multidisciplinar e humanizada à pessoa idosa, entre outros públicos, em Salvador. A indicação foi feita pelo deputado Jorge Solla (PT-BA).

O padre Júlio Lancellotti, vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, na capital paulista, conhecido por seu trabalho em benefício da população em situação de rua e ativista de direitos humanos, foi indicado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e também será agraciado. A deputada Norma Ayub (DEM-ES) teve aprovada sua indicação para premiar a Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso, Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que exerce ação de proteção e abrigo para moradores de rua na cidade de Vitória. E Lidiane Charbel Souza Peres, indicada pelo deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), assistente social e gerontologista em Juiz de Fora, coordenadora adjunta da Associação e Fórum de Instituições de Longa Permanência para Idosos, também será homenageada.

O PRÊMIO – Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é um reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. Seu nome homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Ascom, com informações do Portal da Câmara dos Deputados

Leave a Reply