Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou nesta quinta-feira (01/10) as ações de combate à desinformação promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal lançou campanha e também está realizando parcerias com plataformas digitais para combater as fake news durante o processo eleitoral.

“É com grande entusiasmo que tenho acompanhado as ações promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação nas eleições municipais deste ano. O TSE se soma aos esforços da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, que desde o ano passado promove investigações com o intuito de coibir esta prática injustificável. Afinal, são informações não verdadeiras que estão comprometendo pleitos eleitorais, manchando biografias e, principalmente, confundido as pessoas nestes tempos de pandemia da Covid-19”, comemorou.

“Embora sem a continuidade dos trabalhos da CPMI por conta do isolamento social – que o Parlamento tem o dever de respeitar – na Comissão continuamos vigilantes recebendo propostas e promovendo discussões que nos ajudem não só no combate às inverdades que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também a estabelecer uma legislação que possa punir culpados sem ferir a liberdade de expressão”, explicou a deputada.

A socialista, que é relatora da CPMI das Fake News, reafirmou, ainda, a importância de ações como essas: “O TSE tem chamado à responsabilidade as plataformas por meio de convênios que possam ajudar no combate às fake news. O ministro Barroso, presidente do TSE, também já anunciou um serviço de monitoramento em tempo real em diferentes redes sociais para detectar tanto os ataques à Justiça Eleitoral como o compartilhamento de informações inverídicas. Assim, o TSE se antecipa aos ‘fatos’ e evita ações coordenadas que possam atacar o processo eleitoral”.

Leave a Reply