Skip to main content

Dezenas de famílias de associações e comunidades rurais do município de Canudos serão beneficiadas com kits forrageira, necessários para a conservação de forragens para alimentação animal em períodos de escassez. Cinco máquinas foram entregues nesta quarta-feira (27/1), após a deputada federal Lídice da Mata (PSB) destinar emenda para essa demanda. Estiveram presentes ao ato, realizado na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a parlamentar e representantes das entidades integrantes do Fórum de Desenvolvimento Local, que solicitaram os equipamentos.

“Essa é uma das mais importantes emendas destinadas do nosso mandato para o Fórum de Desenvolvimento Local. Fico muito feliz, apesar do atraso na liberação dos recursos da compra de equipamentos, que, hoje, nós possamos estar enviando para Canudos esses equipamentos. Daqui a três dias poderemos, formalmente, em reunião remota, estar fazendo esse ato de entrega à todas entidades”, disse Lídice da Mata.

Luis Paulo, diretor do campus avançado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Canudos, sinalizou a necessidade do pedido das cerca de 60 entidades e a importância dos equipamentos para a preparação do alimento animal em período de seca. “Em 2016, em conjunto com o Fórum de Desenvolvimento Local, composto por 60 entidades, passamos a discutir as questões centrais, a partir de um plano de desenvolvimento para Canudos. Dentre essas questões, chegamos à conclusão que era preciso ter essas máquinas forrageiras, porque temos longos períodos de secas. Essas máquinas vão ajudar a preparar as rações e forragens para o período de chuvas, para que os animais possam se alimentar. Essa é uma conquista fantástica”, comemorou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Che do Sertão, indicou algumas comunidades que serão contempladas e agradeceu à deputada pela emenda destinada. “Queremos agradecer à nossa deputada Lídice da Mata, que está nos beneficiando com cinco máquinas forrageiras que vão atender também às comunidades do Raso, Poço da Pedra, Sitio Antônio Josino, Juá e Barreiras. Essas máquinas vão aumentar a cadeia produtiva, dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento local ao homem e mulher do campo”, informou.

Laercio Malaquias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais destaca o fortalecimento da cadeia produtiva com a chegada do kit forrageira. “Nosso plano é fortalecer a agricultura familiar e o associativismo, na qual nossas associações irão receber esse implemento para fortalecer a questão do alimento para o animal e também fortalecer nossa cadeia produtiva, junto aos agricultores do município de Canudos”, ressaltou.

O coordenador de Projetos da CAR, Gilmar Bonfim, explicou a importância dos equipamentos adquiridos e sua utilidade: “Fruto de emenda da deputada, junto ao Governo do Estado, através da CAR, fizemos esta aquisição. Vamos entregar aos agricultores o kit forrageiro para fazer a desintegração dos produtos das forragens e para a preparação de silos e fenos para alimentar os animais nos períodos de escassez”, concluiu.

Leave a Reply