Skip to main content

Equipamento permite que crianças possam aprender na prática conceitos dados em sala de aula

Foi entregue à comunidade escolar de Irecê, na manhã desta segunda-feira (28), a Praça da Ciência, que teve contribuição de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Lidice da Mata (PSB-BA). O equipamento, é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pensado para aproximar crianças e adolescentes do conhecimento científico.

A inauguração teve a presença da parlamentar, juntamente com o prefeito Elmo Vaz, a secretária em exercício da Secti, Mara Souza, demais autoridades e população, no Colégio Municipal Odete Nunes Dourado.

A Praça da Ciência conta com sete equipamentos lúdico-científicos, possibilitando que os estudantes da rede pública de ensino possam conhecer na prática conceitos dados em sala de aula pelos seus professores. Conchas acústicas, harpa de tubos, gangorra, balanços de comprimentos diferentes, cadeira giratória, alavanca, bicicleta geradora e poço infinito são os brinquedos que compõem a equipamento.

A deputada Lídice da Mata destacou a importância do equipamento para o sistema de ensino. “Trata-se de um projeto muito importante porque permite o primeiro contato da criança com a ciência de forma mais lúdica, de forma a entreter-se com aquilo que vai lhe dar conhecimento. Estimulamos o engajamento da criança em relação à ciência, inclusive fazendo parceria com a Secretaria de Educação para que as praças fossem colocadas dentro das escolas”.

Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a cidade ganha com a inauguração de mais uma Praça da Ciência. “Estamos fazendo com que a ciência se aproxime da população, dos alunos, da comunidade. Toda vez que alguém fala Praça da Ciência, na minha cabeça vem um laboratório, porque essa praça é um laboratório de aprendizagem. É brincando que se aprende. Aqui, professores poderão fazer a demonstração na prática”, lembrou o gestor, que ainda descontraiu ao falar que não é só o solo de Irecê que é fértil. “A educação também é fértil”.

A secretária Mara Souza afirmou que essas práticas estimulam o ensino e o aprendizado, o que vai permitir um aumento do interesse por parte de futuros cientistas.
“Esse conjunto de equipamentos aproxima as crianças dos conceitos da física, da área científica, fazendo com que elas se interessem pelo tema. Quem sabe, está forma, possamos desenvolver novos cientistas no futuro. Estamos fazendo com que a ciência chegue aos corações das crianças”, disse.

Leave a Reply