Skip to main content

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse, durante a abertura do Fórum Cacau Bahia 2035, evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que o Sul da Bahia se reerguerá financeiramente através de um novo ciclo do cacau. Para a parlamentar baiana, o processo se dará a partir da junção da agricultura com técnicas de ciência, tecnologia e turismo, uma vez que somente como commoditie não há mais espaço para o desenvolvimento regional.

Lídice é autora de projeto de lei no Senado que prevê a obrigatoriedade de 35% de adição de amêndoa de cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil e, para isso, tem enfrentado a grande indústria que apresenta resistências à medida. Segundo ela, o cacau é algo que identifica a Bahia no mundo inteiro e isso precisa acontecer também com o chocolate, que é um produto completamente associado ao turismo e a construção de imagem de um destino.

“É preciso a união de segmentos em torno da lavoura cacaueira. Unidos, obtivemos a regulamentação do cacau cabruca, a manutenção da Ceplac e, agora, estamos com essa movimentação no Congresso e juntos conseguiremos estabelecer 35% de cacau como referência básica para um chocolate de qualidade, tornando a Bahia uma referência no mercado internacional”, avalia.

Assessoria

22.11.2017

Leave a Reply