Skip to main content

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou, nesta quarta-feira (26), Moção de Aplauso à direção da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado da Bahia, na pessoa de Eurico Meira da Costa e do empresário Antônio Carlos Jr., pela veiculação, no mês de agosto deste ano, do programa “Conversa Preta”.

No texto da moção, a parlamentar destacou a iniciativa, pioneira na emissora, e classificou-a como muito pertinente, como o objetivo de mostrar o protagonismo do povo negro em diversos segmentos. O novo programa reúne diversos repórteres negros além de contar com a apresentação e experiência da jornalista baiana Georgina Maynart, que divide o comando do programa com o ator, dramaturgo e diretor brasileiro, Aldri Anunciação. Assuntos como racismo, violência, empreendedorismo, ativismo e feminismo fazem parte da pauta da atração dirigida por Mira Silva, jornalista negra.

Em Salvador, oito em cada dez moradores são negros, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, produzida em 2017 pelo IBGE. O estudo aponta ainda que os pretos e pardos somavam 2,425 milhões, ou 82,1% das 2,954 milhões de pessoas que viviam na cidade naquele ano. Por isso mesmo, além de capital da Bahia, Salvador tem o posto de capital negra do País.

“Parabenizo a emissora pela iniciativa tão necessária para nossa população, em especial, ao povo baiano. Assim como luto pela inserção de mulheres na política, muito me alegra uma conquista de espaço como a do negro em posições jamais ocupadas anteriormente. Sendo assim, torna-se indispensável a presença de programas como o “Conversa Preta” na grade da televisão aberta em nossa cidade, bem como em todo o Estado, para tocar em assuntos como racismo estrutural, a violência sofrida pelo povo negro e sua importância para a economia baiana”, parabenizou a deputada.

O requerimento foi feito nos termos do artigo 117, inciso XIX do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, ouvido o Plenário, que seja registrada nos Anais desta Casa em 26 de agosto de 2020.

Leave a Reply