Skip to main content
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, o Portal do PSB na Câmara entrevistou a socialista Lídice da Mata (BA) que falou de seus projetos para essa pauta de tamanha relevância. Com vasta experiência política, Lídice foi vereadora, deputada estadual, prefeita, deputada federal e esteve em seu último mandato como senadora. De volta à Câmara dos Deputados para esta Legislatura, a deputada contou também que continuará seu trabalho e defesa de crianças e adolescentes, de melhores condições para a educação brasileira e de apoio a investimentos no turismo brasileiro. Confira:

Na data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, para a senhora, quais desafios ainda precisam ser enfrentados?
Deputada Lídice da Mata – No Dia Internacional de luta das mulheres no mundo inteiro se realizam manifestações reafirmando o compromisso das mulheres na luta pela igualdade. É o dia que vamos registrar a nossa luta contra a violência, contra o feminicídio, contra o abuso sexual, contra a desigualdade de salários no Brasil. E, neste ano, de forma específica, contra a reforma da Previdência, que quer igualar a idade entre homens e mulheres para a aposentadoria, inclusive da trabalhadora rural. A proposta enviada pelo governo quer aumentar a idade para a mulher se aposentar e igualar a idade de homens e mulheres trabalhadores rurais. Um absurdo inaceitável! Por isso, o 8 de março esse ano continuará sendo o momento de reafirmar nossa luta por igualdade e contra a discriminação das mulheres.

No dia 24 de fevereiro se completou 86 anos que as mulheres passaram a ter direito ao voto, mas a participação feminina na política ainda é muito pequena. De que forma a senhora acredita que o País pode mudar essa realidade?
Deputada Lídice da Mata – Em fevereiro se registrou a passagem dos 86 anos de conquista do voto feminino no Brasil. É uma data que precisa ser reverenciada, mas, acima de tudo, nós reafirmarmos nossa luta pela conquista de espaços políticos pela mulher. O lugar da mulher é também na política. E é isso que queremos reafirmar, com políticas de inclusão, com a obrigatoriedade dos partidos respeitarem a cota de 30% de candidaturas de mulheres e financiarem a formação de lideranças femininas; de estimularem a participação das mulheres nas direções partidárias; de identificarem e revelarem as lutas das mulheres para a sociedade, dando protagonismo a essas mulheres. Mulheres, vamos participar da política. 

Quais as expectativas para seu retorno nessa Legislatura?
Deputada Lídice da Mata – Teremos um início de ano legislativo bastante movimentado com a pauta da economia no centro dos debates. Essa pauta será conduzida pela discussão em relação à reforma da Previdência que desde sua apresentação passou a ser a panaceia para todos os males da economia nacional. A minha expectativa é que eu possa contribuir com esse debate de forma a fazer com que o interesse daqueles que mais precisam, das mulheres, do povo trabalhador, dos trabalhadores rurais, possam ser representados por nós. O Congresso Nacional terá importante função nesse novo momento em que vive o País.

A senhora foi presidente da Comissão de Turismo. Nessa nova legislatura, como será seu trabalho em defesa do setor?
Deputada Lídice da Mata – Eu fui presidente da Comissão de Turismo e Desporto em 2006 aqui na Câmara. E a minha expectativa agora é que eu possa atuar ou na comissão ou na frente parlamentar. Assumi a posição de primeira secretária da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e espero que o grupo consiga recolocar na pauta do Congresso Nacional projetos, medidas e ações que possam fortalecer o turismo no Brasil.

Como senadora, a senhora foi coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Como será seu trabalho nessa área agora como deputada federal?
Deputada Lídice da Mata – Espero continuar a integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Quero continuar a luta para que crianças no nosso País possam ter proteção contra toda forma de violência, contra a violência sexual, contra o trabalho escravo e o trabalho infantil. Tenho uma pauta de afirmação da criança como sujeito de direitos e essa pauta deve nortear minha atuação aqui na Câmara dos Deputados. 

Quais outras bandeiras a senhora pretende defender na Casa? E quais comissões pedirá para participar?
Deputada Lídice da Mata – Uma bandeira fundamental, principalmente nesses tempos atuais, é a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva; da educação básica para todos; do acesso à creche; do fortalecimento do ensino médio e das universidades federais. A bandeira da educação é uma bandeira que sempre esteve presente em todos os meus mandatos, de deputada, de senadora. E que unifica, portanto, minha atuação desde antes de ser parlamentar quando já no movimento estudantil defendia o desenvolvimento da educação pública no Brasil. Com esse novo governo Bolsonaro e com o ministro da educação que passa longe de saber o que é que é educação, sabemos certamente que teremos muitas lutas a tratar.

Para a senhora, com a atual conjuntura política, como se dará o papel do PSB na Câmara?
Deputada Lídice da Mata – O PSB se colocará de forma destacada, com uma oposição que leve em conta a necessidade de mudanças que o nosso País vive e lutando pelo fortalecimento dos instrumentos de democratização.  
Fonte: Liderança do PSB na Câmara, repórter Andrea Leal

Leave a Reply