Skip to main content

Em 2019, parlamentar indicou Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, juntamente com outros dois deputados baianos

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou o registro de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias realizados pelo Hospital da Mulher (HM), que completa três anos de inauguração nesta quinta-feira (9). A unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador, é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia.

“Hoje é uma data importante de ser relembrada. Quero registrar esse momento, porque de tantas lutas que as mulheres enfrentam nesse país, como a luta contra a violência, poder dizer que a Bahia é o primeiro estado em referência no enfrentamento ao câncer de mama, é grandioso, porque nós temos um Hospital da Mulher com esse desempenho. Parabéns ao Governo da Bahia, às mulheres o povo baiano”, comemorou a parlamentar.

A unidade, que atende mulheres dos 417 municípios do estado, possui 163 leitos e oferece nove especialidades, além das áreas de apoio. De acordo com a direção do Hospital da Mulher, a previsão para 2020 é de ampliação da unidade e implantação do serviço de radioterapia e de um novo serviço de imagem com ressonância. Os agendamentos de procedimentos são realizados previamente, por meio do software “Lista única”. A direção ainda informa que cerca de 62% das mulheres atendidas são do interior da Bahia.

PREMIAÇÃO – Em abril de 2019, o Hospital da Mulher recebeu o prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, promovido pela Câmara dos Deputados e indicado pelos deputados federais baianos, Lídice da Mata, Nelson Pelegrino (PT) e com o apoio de Alice Portugal (PCdoB).

A honraria é concedida, desde 2010, para homenagear entidades governamentais e não governamentais que se destacam na promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. Naquela altura, Lidice reconheceu a importância do prêmio ter o nome do ex-deputado e médico Dr. Pinotti: “Ele foi uma personalidade extremamente dedicada à luta em defesa da saúde da mulher, como médico e parlamentar, uma referência numa época em que poucos homens faziam esse tipo de debate”.

Leave a Reply