Notícias

Lídice defende fortalecimento do SUS em conversa com o Conselho Nacional de Saúde

Publicada em 28/09/2021

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) participou de bate-papo realizado de forma online pelo Conselho Nacional de Saúde, nesta segunda-feira (27), para falar sobre os 31 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A socialista sugeriu a criação de um fundo que garanta a complementação do salário de profissionais de saúde assim como é feito no novo Fundeb.

“Precisamos da compreensão de que a saúde é prioridade nacional e que um piso salarial digno não significa mais gastos, mas sim maior investimento na saúde. É fundamental a valorização dos profissionais e isso precisa refletir nos investimentos de estados, municípios e União”, afirmou Lídice.

A parlamentar destacou ainda que o SUS nasceu da luta da população brasileira e dos profissionais de saúde por meio da defesa de uma reforma sanitária com um sistema único e público para a saúde como visto no Canadá e na Inglaterra. “No Brasil, ao mesmo tempo que tivemos essa conquista, tivemos a derrota de permitir a criação de um sistema paralelo de saúde privada, complementar ao sistema único. Agora vemos crescer a parte privada que mantém sua relação e recebe recursos do SUS.” Para Lídice, essa é a primeira dificuldade a ser enfrentada, uma vez que hoje o SUS é um sistema híbrido que permite a drenagem de recursos do sistema público para o privado.

Além disso, a deputada defendeu a garantia de recursos no orçamento público para a saúde, a criação de uma estrutura de saúde pública cada vez maior, para que ela própria drene seus recursos, e a manutenção da descentralização das três esferas de poder, mas com estruturas entrelaçadas para o fortalecimento de todos os entes. “É necessário ainda que a população exerça, por meio dos conselhos de saúde, a fiscalização na aplicação de recursos e a exigência de mais recursos para o setor”, acrescentou.

Tags

: > > > > >

Multimídia

Confira aqui alguns vídeos, entrevistas e fotos que mostram o trabalho de Lídice da Mata e acompanhe seus passos.

Acessar Multimídia

Receba informativos por e-mail

    Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes

    (61) 3215-5913 / 3215-3913 / 3215-1913 / 3215-2913 (fax)

    Anexo IV - 9° andar, Gabinete 913
    CEP 70160-900 - Brasília - DF

    Escritório de Apoio Parlamentar

    (71) 3036-4063 e 3240-3326

    lidice@lidice.com.br

    Rua Jacobina, 64. Salas 101/102, Edf.Empresarial Rio Vermelho
    CEP 41940-160 Salvador - BA

    Acompanhe nas redes sociais