Skip to main content

A senadora Lídice da Mata participou nesta quinta-feira, 31, da abertura do Seminário “A Ética e o Trabalho em Enfermagem” no salão Yemanjá, no Centro de Convenções. A senadora reafirmou seu compromisso pela aprovação do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais.

“A redução da jornada dos profissionais em enfermagem é uma das lutas que mais entusiasmam o País, na busca por um atendimento de qualidade com profissionais cada vez mais qualificados, estimulados e bem remunerados”, declarou.

O evento reuniu enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem em comemoração à diplomação do novo Plenário do COREN-BA. A Conferência Magna foi feita pelo Secretário do COFEN, Gelson Albuquerque, que falou sobre “Ética e Cidadania”.

Lídice comparou a luta dos profissionais em enfermagem com os da área de educação, profissões majoritariamente femininas, que funcionam como “uma extensão das funções que a mulher executava dentro de casa, transmitindo o conhecimento aos filhos, cuidando da saúde da família”.

“Há uma tentativa de desvalorizar estes profissionais porque a mulher ainda é vista como renda complementar dentro de casa, embora 30% das famílias brasileiras hoje sejam chefiadas por nós”, pontuou.

A redução da jornada é uma reivindicação justa para garantir a qualidade no atendimento, e uma medida que se faz mais necessária ainda se levarmos em conta que a mulher exerce a tripla jornada de trabalho”, destacou.

Leave a Reply