Skip to main content

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) destacou na terça-feira (30/7) a importância dos brasileiros com mais de 65 anos de idade para a economia do País. Lídice foi uma das participantes do IX Encontro Estadual do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa, realizado no Sindicato dos Bancários, em Salvador.

“Atualmente, os idosos representam 15% da população brasileira o que corresponde a 30 milhões de pessoas e, nos próximos 25 anos seremos 57 milhões, conforme previsão do IBGE. Esse País só pode ser pensado se lembrarmos desse contingente. Somos uma parcela importante do Brasil no que se refere ao consumo e não só o consumo de medicamentos, mas de roupa, comida, cultura viagens e outros segmentos. Precisamos ter a dimensão do valor econômico das pessoas com mais de 60 anos e não apenas discutir políticas de acolhimento e de saúde deles”, avaliou.

A deputada também chamou a atenção para a Reforma da Previdência que, segundo ela, produzirá uma população de idosos pobres. O projeto de capitalização, que ainda segue como possibilidade, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, formou um grande grupo de aposentados que vivem na miséria, em países como Chile e México.

Lídice afirmou ainda que é preciso acompanhar os temas colocados para a sociedade brasileira, bem como lutar contra a crescente retirada de direitos.

À tarde, Lídice participou do lançamento da Casa de Cultura do Idoso, espaço de fomento de políticas públicas culturais para pessoas com mais de 60 anos. O imóvel deve ser entregue ainda este ano pela Secretaria da Cultura do Estado.

Leave a Reply