Skip to main content

As deputadas do PSB Lídice da Mata (federal) e Fabíola Mansur (estadual) se reuniram nesta segunda-feira (1º/3), de forma virtual, com um grupo formado por empresários e profissionais que atuam com transporte escolar na Bahia. Na oportunidade, as parlamentares ouviram os principais pleitos da categoria e se comprometeram em fazer a articulação entre os representantes do setor e o Governo do Estado. Participaram do encontro, transportadores escolares de Salvador, Feira de Santana e Itabuna.

Presidente da Associação de Transportadores Escolares e de Turismo da Bahia e membro Federação Brasileira de Transporte Escolar, Isabel Meneses relatou o quadro dramático vivido pelos empresários e profissionais do setor. “Estamos tendo que entregar os veículos financiados aos bancos por não termos nenhuma renda. Precisamos que o governo se sensibilize e nos dê o perdão da dívida do IPVA 2020, além de viabilizar linhas de crédito para que possamos respirar”, disse.

Isabel Meneses lembrou ainda que não há uma autorização para a prática de outras atividades e sugeriu que os transportadores escolares atuassem no transporte complementar de bairros não atendidos pelo sistema convencional de ônibus, bem como suporte em substituição aos trens urbanos, cujo serviço foi interrompido com as obras do VLT, no subúrbio, o que depende de uma articulação junto às prefeituras.

Já Simone França lembrou que eles são “os únicos profissionais de transporte que não retomaram as atividades”. “Os motoristas de taxi e aplicativo já voltaram e nós seguimos nesta situação insustentável”, completou.

As deputadas se colocaram à disposição do segmento. “Estamos a par da grave situação econômica e sanitária que o País e a Bahia estão passando e sabemos o quanto este setor foi prejudicado pela pandemia”, disse a deputada Lídice da Mata que também sugeriu com a deputada Fabíola Mansur, a formalização de um documento com os pleitos da categoria para que possam entregar ao governador Rui Costa, a fim de que sejam buscadas soluções para minimizar esses prejuízos”.

Presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Fabíola Mansur se solidarizou com os transportadores. “Eu quero primeiro destacar o meu olhar solidário ao clamor das dificuldades que o segmento do transporte escolar vem passando. Com a suspensão das aulas presenciais, motivada pelos efeitos devastadores da pandemia, ninguém poderia prever que essa situação se prolongaria tanto”.

Ela lembrou que em 2020 deu entrada em um Projeto de Lei 23.823/2020 solicitando a prorrogação do pagamento de tributos estaduais, quando objeto de parcelamento, e do pagamento IPVA. “Estou disposta a fazer uma indicação para uma linha de crédito subsidiada com o Desenbahia; a lutar, junto com vocês, para conseguirmos o perdão do IPVA 2020; e tentarmos uma liberação para a utilização junto ao transporte alternativo, diretamente com a prefeitura”, finalizou a parlamentar que ainda sugeriu a criação de uma frente suprapartidária, em defesa dessa linha de crédito junto ao Desenbahia.

Também participaram da reunião Cristiane Rodrigues, do Movimento SOS Transporte Escolar, Fernanda Cabral, Anderson Oliveira e Reni, dos transportadores de Feira de Santana.

Leave a Reply