Skip to main content
Foto: Sérgio Francês (PSB)
A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) criticou fortemente o possível fechamento da Petrobras na Bahia e o desmonte da Estatal no Nordeste. A crítica aconteceu na terça-feira (8/10), durante audiência pública realizada na Comissão de Minas e Energia, destinada a discutir o assunto.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, participou do debate.  Existe um impasse entre o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-BA), que afirma que a empresa já anunciou um Programa de Desligamento Voluntário, e a Petrobras, que nega as pretensões de encerrar as atividades na Bahia.

De acordo com o Sindicato, a estatal vai desfazer o contrato firmado com a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) para o uso da Torre Pituba, prédio administrativo da empresa em Salvador.  Lídice afirmou que, com essa medida, a Petrobras acaba com três mil empregos da cidade de Salvador. “A Bahia foi o primeiro Estado a descobrir petróleo no Brasil. A Petrobras deve, sim, à Bahia o respeito a toda contribuição que o estado deu ao longo da vida de produção de petróleo no Brasil”, afirmou. 

A socialista disse ainda que o Brasil tem natureza suficiente para sustentar o início de produção de petróleo no País. Ela lembrou que o Brasil não era autossuficiente em petróleo antigamente. Portanto, não era possível pensar em uma economia brasileira que se sustentasse apenas na Petrobras. “Mas a Petrobras foi resultado de uma luta dos brasileiros, para que ela existisse enquanto monopólio estatal. E isso a história está aí para contar”, declarou. 

De acordo com a parlamentar, recentemente o Brasil se tornou independente ou autossuficiente em petróleo e foi nesse período que, pelos esforços de investimentos em pesquisa na Petrobras, se descobriu o Pré-sal. “Portanto, é preciso estabelecer com a Bahia uma discussão sobre a diminuição do ritmo da Petrobras naquele estado”, disse. A deputada afirmou que os funcionários da empresa estão sendo assediados. Ou saem e vão trabalhar em outros estados ou serão demitidos. “São pessoas que lá na Bahia se estabeleceram, têm família e estão sendo jogados para qualquer outro estado para desocupar rapidamente a Pituba”, criticou. 

Com informações do portal da Liderança do PSB na Câmara

Acompanhe aqui a participação da deputada Lídice na Comissão:

Leave a Reply