Skip to main content

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) esteve, nesta segunda-feira (6), com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, na sede da SSP, em Salvador. Na pauta, uma questão que tem assustado os baianos que são os crimes de feminicídio. Ou seja,  os assassinatos de mulheres. Em 2018, esse tipo de delito cresceu 6% em relação ao ano anterior, com mais de 70 mulheres mortas em todo o Estado.

Além de encontrar com Barbosa, Lídice intermediou reuniões entre a promotora Ana Carolina Tavares, que atua no município de Serrinha e a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e com o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão. O objetivo é chamar a atenção do poder público para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, através de implantação de centros de Referência de Atendimento à Mulher, bem como ampliar a estrutura de combate ao crime como  delegacias de proteção à mulher, núcleos de atendimento da Polícia Civil, ampliação da Ronda Maria da Penha e promotorias de atuação.

O município, localizado na região sisaleira da Bahia registrou casos emblemáticos de feminicídio nos últimos dois anos como o de uma mulher que foi morta pelo companheiro, mesmo grávida de 9 meses.

“Além de assustadores, esses números de violência contra a mulher podem estar subestimados, pois muitas vítimas deixam de denunciar com medo de represálias ou até mesmo por dependência econômica dos seus companheiros”, alerta a deputada.

Leave a Reply