Skip to main content

ITAMARATY NEGA HISTÓRIA DA DIPLOMACIA BRASILEIRA E VOTA A FAVOR DE EMBARGO ECONÔMICO DOS ESTADOS UNIDOS A CUBA

O Brasil votou pela primeira vez na história da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na quinta-feira, 7 de novembro, a favor do ilegal bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba, promovido pelos Estados Unidos desde 1962. Há 28 anos, a Assembleia-Geral aprova anualmente uma resolução que condena e pede o fim imediato do bloqueio econômico. Com 187 votos favoráveis e esmagadora maioria, mais uma vez a resolução condenatória foi aprovada – mas pela primeira vez, sem o voto do Brasil.

O governo do Presidente Jair Bolsonaro mais uma vez reduz a política do Estado nacional aos interesses de um pequeno grupo ideológico extremista, perseguindo uma postura de absoluta submissão aos interesses do governo Trump. Essa posição afronta um dos princípios históricos da diplomacia brasileira – de condenar medidas unilaterais econômicas contra países, vetadas pela ONU. E fere o artigo 4° da nossa Constituição, que assegura o respeito aos direitos dos povos à sua autodeterminação, à igualdade entre os Estados, a não intervenção, à defesa da paz e à solução pacífica dos conflitos.

O bloqueio americano vem provocando constantes e duras dificuldades para o povo cubano e sua economia, representando um dos anacronismos mais cruéis da política internacional. A guerra econômica promovida por Donald Trump à pequena e brava ilha do Caribe visa asfixiar o processo de abertura econômica em andamento, e atinge empresários e investimentos (muitos deles brasileiros e norte-americanos), que confiaram na promessa de novos tempos nas relações continentais feitas pelo próprio governo norte-americano quando da presidência de Barack Obama.

O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba vem manifestar seu repúdio à posição lamentável do governo Bolsonaro, que reflete, mais uma vez, uma submissão aos interesses de uma potência estrangeira. Tudo isso, em nome de um ideário obsoleto, em detrimento dos reais interesses dos povos brasileiro e cubano.

Brasília, 08 de novembro de 2019.

Lídice da Mata

Deputada Federal (PSB-BA)

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba

Leave a Reply