Skip to main content

A Câmara dos Deputados será palco, nesta quarta-feira (16/10), do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, colegiado que promete trabalhar para fortalecer esta importante cadeia da economia criativa. O ato será realizado logo após sessão solene em homenagem aos 90 anos da atriz Fernanda Montenegro, cerimônia marcada para às 13h30 do mesmo dia, no Plenário Ulysses Guimarães.

Idealizada pelo líder do PSB, Tadeu Alencar (PE), e subscrita por mais de 270 parlamentares, entre deputados federais e senadores de todos os 25 partidos políticos com representação no Congresso Nacional, a Frente é criada no momento em que a cultura brasileira é alvo de diversos ataques desde a chegada do atual governo, inclusive com a extinção do Ministério da Cultura. Em alusão ao filme brasileiro premiado pelo júri no Festival de Cannes deste ano, Tadeu batizou o grupo de “Frente Bacurau”. “Será uma trincheira de luta e de grande ativismo em favor de um Brasil mais justo e melhor e com a cultura transbordante e exuberante como a brasileira.”

De acordo com o parlamentar, o momento da vida brasileira é desafiador, onde os regimes de força e autoritários atacam principalmente a cultura. “É na cultura que se forma o sentido libertário das pessoas e onde tem a resistência contra regimes que querem desmontar políticas públicas inclusivas, que geram emprego, renda e um sentido da arte como instrumento de grande transformação social.”

Para a também socialista e integrante da Frente, deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), o cinema brasileiro é responsável pela geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento para o País e para regiões pobres como o Nordeste. “Nosso Nordeste é o cenário já preparado de um grande tipo de cinema, para a gente vender fora do País e aqui dentro também, para o povo brasileiro conhecer o Nordeste”, explicou.

Foto: Divulgação

Homenagem à Fernanda Montenegro – O primeiro ato do dia será sessão solene em homenagem aos 90 anos da atriz Fernanda Montenegro, pedido apresentado por requerimento do líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PE). A solenidade será às 13h30, no Plenário Ulisses Guimarães.

Em mais de 50 anos de carreira, a atriz atuou em quase 100 peças teatrais, onze telenovelas, 200 teleteatros e minisséries e em vários filmes, considerada, sem nenhum favor, a maior atriz da história da dramaturgia brasileira, bem como da nossa cinematografia, em que os filmes que protagonizou foram sucesso de público e crítica, angariando premiação nos maiores festivais de cinema no Brasil e no mundo.

“Pelo que representa para a história da arte brasileira, esta homenagem à Fernanda Montenegro não é apenas meritória, mas um tributo indispensável àqueles que, com sua arte, lutam pela emancipação de um povo e que, com a sedução de seu carisma, nos fazem sentir orgulho genuíno de ser brasileiro”, destaca Tadeu Alencar. A homenagem é, ainda, um ato de desagravo pelas ofensas gratuitas e desregradas proferidas pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, contra a atriz, por ela ter criticado os recentes atos de censura às manifestações culturais engendrados por instituições ligadas à administração pública.

Debate sobre futuro do cinema e do audiovisual – Em setembro, a Comissão de Cultura promoveu audicência pública que debateu os impactos de iniciativas do governo federal que estão afetando diretamente o setor do audiovisual e cinema, bem como a Agência Nacional do Cinema – Ancine. A proposta de audiência foi feita pela deputada Lídice, subscrita pelo deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ). Confira a íntegra de matéria veiculada no Portal Câmara Notícias: Representantes do audiovisual pedem socorro ao Congresso para garantir a regulação do setor

Leia também: Comissão de Cultura da Câmara vai debater intervenções do governo na Ancine e nos setores de cinema e audiovisual

Socialistas propõem criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual

Com informações – Assessoria de Comunicação Liderança do PSB

Leave a Reply