Skip to main content

Mais uma autoridade a visitar a feira, no Centro de Convenções, deputada federal pela Bahia enalteceu iniciativa

Após o governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior (MDB), ter participado da cerimônia de abertura do “Origem Week — Feira de Origem e Negócios”, na quinta-feira (30), foi a vez de a deputada federal Lídice da Mata (PSB) marcar presença no evento, realizado no Centro de Convenções, até o domingo (2).

Lídice enalteceu a iniciativa da MVU Empreendimentos/Grupo M21, que, em parceria com o governo do estado, reúne mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos e estados convidados. “Muitos produtores aqui não teriam condições de fazer uma feira específica, então, misturam-se o cacau, o queijo, o vinho… Isso faz com que o produtor se aproxime do consumidor”, afirmou a deputada.

Também fazem parte programação eventos já consagrados, como o Chocolat Salvador Festival. Nesse sentido, a parlamentar baiana relembrou o projeto de lei (PL) 4.617/2019, de sua autoria e que estabelece um percentual mínimo de cacau nos chocolates. Além disso, torna obrigatória a informação sobre o teor de cacau nos rótulos, embalagens e peças publicitárias desses produtos, nacionais e importados, comercializados no país.

“O PL é para garantir que, no Brasil, seja obrigatório ter 35% de amêndoa no chocolate, para que, assim, o produto nacional possa disputar o mercado internacional, que tem esse índice como padrão”, explicou Lídice. “Pesquisas que se desenvolvem hoje comprovam as capacidades nutricional e medicinal do cacau”, acrescentou ela.

Até o domingo, turistas e soteropolitanos podem apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais, com programação diária do Show Cooking, que traz grandes nomes da gastronomia nacional e internacional.

Além disso, a garotada aproveita o Kids Cooking em cinco horários diários, das 15h às 19h, com a chocolatier Tia Pri, especialista em gastronomia funcional e infantil. O ingresso no evento pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível.

Programação deste sábado (1º)
A programação começa normalmente, às 14h, com abertura da feira pro público. O Show Cooking começa às 14h30 com Chef Josenilton Santos, segue às 16h com o Chef Thiago Sá e continua às 17h30 com o Chef belga Laurent Rezette. À noite, às 19h, o espaço é comandado pela Chef argentina Mariana Corbetta e às 20h30 pela Chef Maria Helena.

O Lounge Origem recebe às 15h a programação “Laticínios Mais vida”. Às 17h tem a “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau”. Em seguida, às 19h, acontece o “Desfile Moda Artesanal”, da Setre. Fechando a noite, às 20h, tem o “Quilombo Art e Moda”, com base na estética Africana.

Também no sábado, o Auditório Origem Day conta com a palestra “Alimentos funcionais”, do Cimatec, às 14h. Às 15h tem o Selo Arte “como aderir”, com a Médica Veterinária Maria Cristina Brito. Mais tarde, às 16h, tem a “Cozinha 4.0 – Gestão de Negocios Gatronomicos”, com Josenilton Santos. Em seguida, às 17h, Debora Rodrigues, Jussara Dantas e Valda Aroucha comandam o “Mulheres empreendedoras no mercado de produtos do Brasil”. Para encerrar a noite, às 18h, acontece o evento “Turismo, Cacau e Chocolate: experiências autênticas na costa do cacau”.

Sobre o Origem Week
Na programação ocorrem eventos já consagrados como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, bem como os lançamentos da Ilha do Mel e o Wine Road Show, apresentando marcas baianas, nacionais e importadas.

Para ter acesso à programação, os interessados devem realizar um cadastro no site origemweek.com.br. O ingresso no Centro de Convenções pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão destinados às instituições de caridade cadastradas.

Durante quatro dias, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada poderão compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente destas atividades.

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o governo da Bahia, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri.

Grande sucesso de público, o festival caiu no gosto de baianos e turistas já faz parte do calendário de eventos do estado.

SERVIÇO:
Origem Week — Feira de Negócios*
Quando:de 30 de março a 2 de abril de 2023
Onde:Centro de Convenções de Salvador
Ingressos: 1 quilo de alimento (inscrição prévia em origemweek.com.br)

 

Leave a Reply