Skip to main content

Os impactos da pandemia de Covid-19 no São João e na economia de estados e municípios, especialmente no Nordeste brasileiro, e o debate sobre soluções para mitigar esses efeitos negativos da pandemia, serão tema de audiência que será realizada na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados a pedido da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). O requerimento da socialista para realização do debate foi aprovado em 30 de março pelo colegiado.

São João é festejado Brasil afora – Há grandes festivais juninos espalhados pelo Brasil. No Rio de Janeiro o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, estimula as práticas culturais da região Nordeste ao longo de todo o ano. Em São Paulo, tanto na capital quanto em cidades do interior, há tradicionais festejos, quermesses e concursos de quadrilhas. Até mesmo em Brasília, ocorre, anualmente, o São João do Cerrado.

Além do forte valor cultural e social, no Nordeste, os festejos juninos também se destacam economicamente. Graças às festas de São João diversos municípios da região se consolidaram como destinos turísticos e atraem anualmente milhares de pessoas de todos os cantos do país.

No Nordeste, o São João movimenta a rede hoteleira, gera oportunidades de empregos, sustenta artistas locais e aumenta a arrecadação de impostos. Num cenário de crise – agravado pela pandemia da Covid-19 – o São João ainda é uma oportunidade para empreendedores complementarem sua renda e garantirem o sustento de suas famílias para um ano inteiro.

São João aumenta fluxo de turistas no Nordeste –Pesquisas do Ministério do Turismo indicam que o Nordeste é preferência de 42,7% dos brasileiros que planejam viajar no período de junho e julho. Com a pandemia, e a necessidade de cancelar os eventos por questões sanitárias, o ano de 2020 representou um forte baque para aqueles que mantêm laços econômicos, culturais e até mesmo afetivos com essa tradição.

Lídice argumenta que, neste ano de 2021, diante das incertezas sobre o calendário de vacinação e o aumento exponencial do número de óbitos e casos confirmados, é importante que a Comissão de Cultura possa se debruçar antecipadamente sobre o tema, não só para avaliar os impactos econômicos que serão enfrentados com a suspensão desses eventos, mas para buscar soluções para que os problemas possam ser mitigados.

Audiência convidará políticos e artistas – Para a audiência, que ainda terá data a ser definida, foram convidados: Carlos Britto, dirigente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas; Armando Barros Filho (Armandinho do Acordeon), representante dos artistas de Pernambuco; representante do Observatório da Economia Criativa da Bahia, que produziu pesquisa sobre os impactos da pandemia nos festejos juninos; Adelmario Coelho, representante dos artistas do São João da Bahia; Teo Santana, representante dos empresários de entretenimento; Júlio Pinheiro, prefeito de Amargosa (BA); e Joana Alves, da Associação Cultural Balaio Junino (Paraíba).

Leia também: MPF questiona uso de recursos públicos em festas juninas durante a pandemia

Fonte: Portal Socialismo Criativo (30/03/2021)

Leave a Reply