Skip to main content

A 17ª edição do Diploma Bertha Lutz do Senado Federal terá como agraciadas, excepcionalmente este ano, as 26 deputadas federais da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. A entrega do Diploma se dará dia 07 de Março, às 9h, em Sessão Solene do Congresso Nacional, no Plenário do Senado Federal, destinada a celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento é parte da comemoração dos 30 anos da Constituição.

Instituído em 2001 pelo Senado Federal, o Diploma Bertha Lutz foi criado para agraciar pessoas que contribuíram na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil. A premiação recebe o nome da líder feminista Bertha Lutz, que também foi deputada federal e se empenhou pela aprovação da legislação que deu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.

Em 2018, serão agraciadas:

ABIGAIL FEITOSA (BA) – In Memoriam

Apresentou 166 emendas e teve 29 aprovadas. Membro da Comissão de Sistematização

ANNA MARIA RATTES (RJ)

Apresentou 468 emendas e teve 120 aprovadas. Segunda vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher e membro da Subcomissão dos Direitos Políticos, dos Direitos Coletivos e Garantias.

BENEDITA DA SILVA (RJ)

Apresentou 93 emendas e teve 25 aprovadas. Membro da Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Deficientes e Minorias e da Comissão da Ordem Social. Suplente da Mesa da Assembleia Constituinte.

BETH AZIZE (AM)

Apresentou 43 emendas e teve 12 aprovadas. Membro da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica e da Comissão da Ordem Econômica.

BETE MENDES (SP)

Licenciou-se do mandato de Deputado Federal Constituinte em 15 de março de 1987, para exercer o cargo de Secretária da Cultura do Estado de São Paulo.

CRISTINA TAVARES (PE) – In Memoriam

Apresentou 227 emendas e teve 95 aprovadas. Membro da Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação, da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia da Comunicação e da Comissão de Sistematização.

DIRCE TUTU QUADROS (SP) – In Memoriam

Apresentou 56 emendas e teve 9 aprovadas. Membro da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais e da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

EUNICE MICHILES (AM)

Apresentou 193 emendas e teve 54 aprovadas. Membro da Sucomissão da Família, do Menor e do Idoso e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia da Comunicação.

IRMA PASSONI (SP)

Apresentou 226 emendas e teve 71 aprovadas. Membro da Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e da Comissão da Ordem Econômica.

LÍDICE DA MATA (BA)

Apresentou 196 emendas e teve 32 aprovadas. Membro da Subcomissão do Sistema Eleitoral e Partidos Políticos e da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantias das Instituições.

LÚCIA BRAGA (PB)

Apresentou 117 emendas e teve 32 aprovadas. Primeira vice-presidente da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais e membro da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

LÚCIA VÂNIA (GO)

Apresentou 143 emendas e teve 48 aprovadas. Membro da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais e membro da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

MÁRCIA KUBITSCHEK (DF) – In Memoriam

Apresentou 42 emendas e teve 17 aprovadas. Membro da Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

MARIA DE LOURDES ABADIA (DF)

Apresentou 70 emendas e teve 21 aprovadas. Segunda vice-presidente da Subcomissão da Saúde, Seguridade e do Meio Ambiente e membro da Comissão da Ordem Social.

MARIA LÚCIA DE MELLO ARAÚJO (AC)

Apresentou 11 emendas e teve 2 aprovadas. Membro da Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

MARLUCE PINTO (RR)

Apresentou 53 emendas e teve 16 aprovadas. Membro da Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios e da Comissão da Organização do Estado.

MOEMA SÃO THIAGO (CE)

Apresentou 98 emendas e teve 30 aprovadas. Membro da Subcomissão de Garantia da Constituição, Reformas e Emendas e da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantias das Instituições

MYRIAM PORTELLA (PI)

Apresentou 174 emendas e teve 53 aprovadas. Membro da Subcomissão da Questão Urbana e Transporte e da Comissão da Ordem Econômica.

RAQUEL CÂNDIDO (RO)

Apresentou 75 emendas e teve 23 aprovadas. Membro da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do subsolo e da Atividade Econômica e da Comissão da Ordem Econômica.

RAQUEL CAPIBERIBE (AP)

Apresentou 133 emendas e teve 44 aprovadas. Membro da Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e da Comissão da Ordem Econômica.

RITA CAMATA (ES)

Apresentou 218 emendas e teve 66 aprovadas. Membro da Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

RITA FURTADO (RO) – In Memoriam

Apresentou 66 emendas e teve 19 aprovadas. Membro da Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

ROSE DE FREITAS (ES)

Apresentou 87 emendas e teve 13 aprovadas. Membro da Subcomissão do Sistema Financeiro e da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças.

SADIE HAUACHE (AM)

Apresentou 132 emendas e teve 51 aprovadas. Membro da Subcomissão da Defesa do Estado, da Sociedade e de sua Segurança e da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantias das Instituições.

SANDRA CAVALCANTI (RJ)

Apresentou 214 emendas e teve 64 aprovadas. Membro da Comissão de Sistematização.

WILMA DE FARIA (RN) – In Memoriam

Apresentou 82 emendas e teve 26 aprovadas. Membro da Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos e da Comissão da Ordem Social.

Agência Senado

27.02.2018

Leave a Reply